A Defesa Civil de Uberaba tem atuado em conjunto com outros órgãos municipais para vistoriar imóveis abandonados e verificar possíveis riscos estruturais. Segundo o coordenador do órgão, capitão Eliel Miranda, essas ações estão dentro das atribuições legais da Defesa Civil, especialmente quando há possibilidade de comprometimento de edificações e perigo para a vizinhança.
Durante entrevista ao programa Pingo do J na Rádio JM, Miranda explicou que situações como casas com acúmulo de folhagem ou risco de incêndio também são analisadas, mas, em muitos casos, a responsabilidade primária é do Departamento de Posturas. Ainda assim, quando há indícios de risco estrutural, a Defesa Civil realiza vistorias para avaliar as condições do imóvel.
O capitão confirmou que a equipe acompanha casos desse tipo em Uberaba, como o de uma residência na avenida Fidélis Reis citada por um ouvinte. “Nós já estivemos lá no local”, afirmou. Ele ressaltou que as vistorias buscam identificar danos que possam colocar em risco pedestres, veículos e propriedades vizinhas, principalmente quando o abandono e a exposição ao tempo comprometem a estrutura das construções.
O servidor Gilson, que também integra a Defesa Civil, complementou que as avaliações estruturais fazem parte das atribuições do órgão. “A Defesa Civil insere esse tipo de caso dentro de suas ações, porque o imóvel pode ter a estrutura comprometida devido às ações do tempo”, disse.
Eliel reforçou que, além de atuar em parceria com Posturas, a Defesa Civil também trabalha em sintonia com outros setores da Secretaria de Segurança Pública, como Guarda Municipal e Trânsito. “Nós somos tudo uma secretaria só”, destacou, ao comentar a integração entre os órgãos na fiscalização e prevenção de riscos urbanos.