CORREU, PAGOU

Defesa Social define pontos de instalação de lombadas eletrônicas em Uberaba

Rafaella Massa
Publicado em 26/04/2023 às 15:06
Compartilhar
Lombada eletrônica (Foto/Daniel Castellano/SMCS)

Lombada eletrônica (Foto/Daniel Castellano/SMCS)

A Secretaria de Defesa Social (SDS) já tem definidos os primeiros pontos de instalação das lombadas eletrônicas para aferição de velocidade em Uberaba. Segundo informações da pasta ao Jornal da Manhã, termo de referência (TR) está em fase de elaboração para dez equipamentos, a princípio, que deverão ser distribuídos em vias de grande fluxo de veículos na cidade. 

Os locais contemplados inicialmente com as lombadas eletrônicas em Uberaba serão as  avenidas Leopoldino de Oliveira, Nenê Sabino, Randolfo Borges Júnior, Marcus Cherém, Maria de Santana Borges e Rua Medalha Milagrosa. 

A informação foi dada pelo secretário de Defesa Social, Alexandre Oliveira, à Rádio JM. Segundo ele, o objetivo da sinalização eletrônica é reforçar a segurança no trânsito. “[A instalação] vem em pontos já estabelecidos pela Superintendência de Trânsito. Ela passa a ser o próximo passo para a contenção de alta velocidade nesses pontos. Ela já tem aprovação na instalação. Sinalização, educação, instalação da lombada eletrônica, para minimizar algum tipo de acidente. E em alguns desses pontos se faz necessário porque já tivemos até acidentes com óbitos nesses locais”, afirma. 

A instalação dos equipamentos é estudada desde 2022. A princípio, a proposta era contemplar 29 pontos em Uberaba, para o controle de velocidade. Ainda no ano passado, o superintendente de Trânsito e Mobilidade Urbana, Rodrigo Rosa Carmelito, informou que a intenção da pasta seria diminuir a quantidade de lombadas físicas nas ruas. Atualmente, Uberaba conta com mais de 1.200 “quebra-molas”.

Já no início deste ano, o titular da SDS informou que, além do controle de velocidade, os aparelhos também devem marcar e multar os motoristas que dirigirem acima do permitido na via, de forma automática. Como uma alternativa aos radares, a lombada eletrônica funciona através da instalação de dois sensores que têm seu acionamento feito a partir da passagem de veículos. Esses sensores são conectados a uma central que, por sua vez, determina o valor da velocidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por