Doença que vem acometendo cada vez mais pessoas nos últimos anos, a depressão também pode estar presente em animais. O alerta é do médico veterinário Cláudio Yudi.
(Foto/Reprodução)
Em entrevista ao programa JM News 1ª edição, da Rádio JM, Yudi explicou a depressão pode ser ocasionada nos animais em decorrência de situações de tristeza, como o rompimento do pet com seu dono. “Uma vez eu atendi um cão com automutilação, ele estava se auto-lambendo. Aí na conversa, descobri que a tutora tinha morrido. Aí o cachorro entrou em depressão”, relata, contando também que, após tratamento, o cachorro apresentou melhora significativa.
O veterinário, que também é professor, conta que orienta seus alunos a olhar não somente o animal, mas também o tutor, pois, segundo ele, o cachorro, principalmente, absorve muito das pessoas com quem convive. “Se o tutor também está depressivo, o cão sente tudo, mais do que o gato”, ressalta. Felizmente, assim como para humanos, a depressão também pode ser tratada nos animais.
O que é a depressão
A depressão, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença caracterizada por humor depressivo, retardo motor, problemas no sono e apetite e sintomas físicos difusos. Pode ser causada por questões genéticas, bioquímica cerebral ou eventos estressantes. O diagnóstico é clínico, feito por um médico especializado, e feito à base de medicação e psicoterapia.
Pode interessar: Reclamar demais pode ter consequências negativas na saúde