Equipe de reportagem do JM apurou a circulação de falsos e-mails em nome do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). O texto contido na mensagem estimula o usuário a clicar em determinado link para visualizar o andamento de uma falsa multa.
Em nota oficial divulgada no site, o DER/MG explica que, por determinação legal, somente notifica infrações aos motoristas através dos Correios ou de publicações no Diário Oficial do Estado, não enviando e-mails aos usuários.
O DER/MG também não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Assim, mensagens desta natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador. E alerta que caso tenha recebido algum e-mail e tenha dúvidas sobre a sua autenticidade, exclua-o imediatamente.
Bruno Correia Silva, técnico em informática, afirma que existem vários tipos de vírus e eles podem roubar informações pessoais do usuário. “Os vírus mais comuns e perigosos são os que vêm em falsos e-mails de instituições bancárias. Eles são uma imitação perfeita do site e conseguem todos os dados bancários do usuário”, alerta.