Será lançado hoje o primeiro livro do jornalista Francisco Antônio Lima de Almeida, o Chico Lima. Composta por dois textos teatrais, "Juízo Final" e "O Olho da Barriga", o livro “Dramaturgia nas Gerais” tem prefácio do ator e diretor teatral Sérgio Fonta (prêmio Shell de teatro).
A obra mostra a íntegra da peça teatral “Juízo Final”, ainda inédita, que conta a história de um homem que é precocemente condenado ao inferno, após sua suposta morte, mas que consegue reverter o veredicto com fortes argumentações jurídicas. Segundo o autor, a peça leva os leitores a profundas reflexões acerca da necessidade humana na melhoria da espiritualidade como forma de alcançar a redenção dos pecados. E ainda mostra, também na íntegra, o texto da peça “O Olho da Barriga”, encenada pela primeira vez em 1994 e remontada em 2009. Atualmente, excursionando pelo interior do país, a história fala de uma cidade fictícia de Minas Gerais, na qual a ganância exacerbada da população pode ser comparada ao sistema institucional brasileiro.
Natural de Belo Horizonte, mas há 11 anos com residência em Uberaba, o jornalista trabalha há muitos anos no teatro e cinema, tendo inclusive recebido alguns prêmios por sua atuação como diretor. Chico Lima ficou em primeiro lugar no Festival Nacional de Curta-Metragem da Receita Federal com o filme "Carteira de Pescador" , ao concorrer na final com outros seis filmes inscritos por profissionais de São Paulo. O prêmio foi entregue na última sexta-feira durante evento realizado em São Paulo.
No entanto, em Uberaba também venceu outros dois festivais, o “Quinze Minutos”, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em 2009, com o filme "Check-Up" e o Festival do Minuto da Universidade de Uberaba, em 2010, com o "Acorde Zeca".
O lançamento do livro “Dramaturgia nas Gerais” será realizado em Uberaba no Centro de Cultura José Maria Barra, às 19h30, e em Araxá no próximo dia 23, no salão Ouro Preto, do Tauá Grande Hotel de Araxá, também às 19h30.