Devido aos recentes episódios relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010), as universidades e faculdades de Uberaba têm intensificado a fiscalização quando ao uso de equipamentos eletrônicos durante os vestibulares.
Além de deixarem claro nos editais de inscrição dos vestibulares, as universidades têm se precavido. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) deixou claro no edital que é terminantemente proibido o uso de celulares, fones de ouvido ou qualquer outro equipamento eletroeletrônico. A Universidade de Uberaba (Uniube) e a Faculdade Associadas de Uberaba (Fazu) vão ter procedimentos semelhantes, assim que os alunos entrarem na sala para fazerem as provas, os aparelhos celulares deverão ser desligados e serão lacrados dentro de um saco plástico, evitando-se assim qualquer possibilidade de comunicação.
A Uniube vai inclusive desligar o sinal wireless no dia do seu exame de seleção. “Acredito que não apenas a nossa Universidade, mas todas vão intensificar os cuidados para evitar problemas com o vazamento de informações, principalmente depois dos acontecimentos com o Enem”, completou a professora Marilene Ribeiro, coordenadora da Comissão Permanente de Processo Seletivo da Uniube.