APRENDIZADO EQUILIBRADO

Educação incentiva brincadeiras para reduzir uso de celulares nas escolas

Dandara Aveiro
Publicado em 16/02/2025 às 16:26Atualizado em 17/02/2025 às 05:12
Compartilhar

(Foto/Reproddução)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está incentivando brincadeiras no recreio e durante as aulas de Educação Física para desestimular o uso do celular e promover aprendizado mais equilibrado. O tema é desafiador devido à conjuntura atual, com crianças começando utilização de smartphones cada ano mais cedo. 

Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o diretor de Ensino da Semed, Djalma Pereira, destacou que a proibição dos celulares não deve ser vista apenas como uma limitação, mas como uma oportunidade de resgatar a interação entre os estudantes. "Nós não só orientamos as escolas no processo da lida com o aparelho, mas também instruímos a substituir o tempo de tela. Queremos resgatar brincadeiras e jogos que possam ser levados pelos próprios alunos, inclusive com a produção de materiais”, afirmou.   

Segundo ele, a adaptação na volta às aulas tem sido positiva, já que a ampla divulgação da Lei Federal fez com que os próprios estudantes aceitassem a mudança. "O retorno que temos dos diretores é que foram semanas tranquilas. Mas a gente sabe que isso pode mudar a qualquer momento, porque ainda estamos em adaptação", completou.  

Para garantir o cumprimento das normas, algumas escolas já adotaram o sistema de recolhimento dos celulares na entrada, armazenando-os em caixas separadas por turma. Já nas unidades onde isso ainda não ocorre, a orientação da Semed é que, caso o aluno seja flagrado utilizando o celular de forma indevida, ele receba uma advertência e seja instruído a guardá-lo desligado na mochila. "Caso este aluno insista, o diretor chama a família e divide a responsabilidade do uso adequado do equipamento", explicou Djalma.  

Uberaba possui legislação municipal sobre o uso de celulares nas escolas, de número 11.273, que proíbe o uso do aparelho apenas nas salas de aula. No entanto, com a nova Lei Federal 15.100/2025, a Semed está revisando e atualizando a norma local para garantir uma abordagem mais ampla, alinhada com os objetivos de saúde mental e bem-estar dos estudantes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por