Conselho Tutelar (Foto/Arquivo JM)
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau), solicitou 66 urnas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a realização da eleição dos conselheiros tutelares de Uberaba. O uso das urnas foi regulamentado nesta semana pelo TRE de Minas, conforme noticiado pela coluna Falando Sério, do jornalista Wellington Cardoso.
Ainda conforme a Prefeitura de Uberaba, nas próximas semanas, será definida a equipe necessária para a votação, que deve ser composta por mesários, equipe para o transporte dos objetos, além da segurança dos mesmos. O Comdicau também é responsável pelo fornecimento de dados dos candidatos, incluindo fotos, que serão transmitidas para às urnas, conforme realizado nas eleições gerais e municipais.
As inscrições para a escolha de membros começaram na terça-feira (11) e vão até às 18h de 17 de maio, na Casa dos Conselhos, na Rua Arthur Machado, 553, Centro.
O processo destina-se à escolha de 15 candidatos, que serão distribuídos em três Conselhos Tutelares, para o mandato de 4 anos, permitida recondução.
O Conselho Tutelar Oeste/Conselho I abrange território dos CRAS Morumbi, Tutunas e Girassóis. Já o Conselho Tutelar Leste/Conselho Tutelar II compreende o território dos CRAS Boa Vista, Décio Moreira, Residencial 2000 e Polo I. E o Conselho Tutelar Sul/Conselho Tutelar III reúne o território dos CRAS Abadia e Vila Paulista.
A escolha dos membros do Conselho Tutelar será realizada em quatro etapas, sendo estes:
Poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no Município de Uberaba, em situação regular, cujo nome constar na listagem expedida oficialmente pela Justiça Eleitoral. Para o exercício do voto, o cidadão deverá apresentar-se no local de votação munido de seu título de eleitor e documento oficial de identidade. Cada eleitor poderá votar em até o limite das 15 vagas do pleito.
A votação ocorrerá no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, nos locais definidos pela Comissão Especial.