De 2011 a 2021, o trânsito de Uberaba provocou 770 vítimas fatais, de acordo com o DataSUS (Foto/Arquivo)
Foi lançado o primeiro relatório de segurança viária da cidade de Uberaba. O relatório é o produto final do projeto de extensão “Observatório de Segurança Viária de Uberaba – Relatório de Segurança Viária 2021”. O documento traz um levantamento realizado entre os anos de 2011 a 2021, período em que foram registrados mais de 700 acidentes com vítimas fatais.
O estudo é inspirado em trabalhos realizados anualmente pelas prefeituras de Fortaleza e de Recife e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e contém informações referentes aos sinistros de trânsito graves e fatais ocorridos em Uberaba no ano de 2021, a partir de dados fornecidos pela Polícia Civil do estado de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde (DataSUS). Relatórios de segurança viária visam verificar desempenhos, construir tendências e propor metas baseadas em ações de engenharia e educação no trânsito, buscando a construção de uma cultura de segurança viária.
O relatório contou com a participação das discentes do curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Analice Silva Evangelista, Brenda Queiroz Sverzut, Sthefany Da Silva Ribeiro Pacheco e Vitória Regina Gonçalves de Souza, orientadas pelo técnico do laboratório, engenheiro civil Ricardo Fonseca de Oliveira, e pelo docente Cássio Leandro do Carmo.
De 2011 a 2021, o trânsito de Uberaba provocou 770 vítimas fatais, de acordo com o DataSUS. Para o ano de 2021, além da grande ocorrência de sinistros graves na avenida Leopoldino de Oliveira, o trabalho identificou outros pontos críticos, como, por exemplo, nas avenidas Santos Dumont e Edilson Lamartine Mendes. A ideia é que os próximos relatórios sejam elaborados em parceria com as entidades públicas e englobem toda a década de 2021-2030, que faz parte da Segunda Década pela Segurança no Trânsito proposta pela Organização das Nações Unidas.