LUTA

Em meio a mobilizações, Sind-UTE comemora seus 45 anos de fundação

Marconi Lima
Publicado em 27/07/2024 às 14:00Atualizado em 27/07/2024 às 18:24
Compartilhar
Sindicato mantém categoria mobilizada contra os projetos de lei, que muda regras de contribuição do Ipsemg e que cria a vigilância armada nas escolas (Foto/Arquivo)

Sindicato mantém categoria mobilizada contra os projetos de lei, que muda regras de contribuição do Ipsemg e que cria a vigilância armada nas escolas (Foto/Arquivo)

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) de Minas Gerais comemorou na semana que passou, 45 anos de história. A entidade celebra a data em meio a mobilização para a não aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.238/24, que trata de alterações na contribuição dos servidores com o Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg).

A coordenadora regional do Sind-UTE em Uberaba, Maria Aparecida Oliveira, destacou que a entidade é um sindicato construído pela força e determinação de cada um. Ela ressaltou que todos os filiados enfrentam juntos desafios, reivindicam os direitos e conquistam muitas vitórias em prol da educação pública e dos trabalhadores em Educação de Minas Gerais.

“O Sind-UTE/MG somos todos nós e, juntos, continuaremos a escrever essa história”, ressaltou.

O Sind-UTE também iniciou mobilização contra o PL 3.595/22, que autoriza a implantação de vigilância armada nas escolas. O projeto, de autoria do deputado estadual Bruno Engler (PL), está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O PL teve como relator na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), o deputado João Magalhães (MDB), que opinou pela aprovação do texto. O deputado Bruno Engler justificou que a ocorrência de atentados evidência o caos de segurança também dentro das instituições de ensino. Assim, os seguranças armados protegendo as escolas integralmente não é um gasto, mas um investimento em educação de qualidade.

O Sind-UTE/MG manifestou-se contrário ao PL porque considera que as escolas são espaços de construção de conhecimento e saber, de ensino da vida em sociedade, da não violência, de vivências e de práticas humanitárias, que devem estar longe do contato com as armas e narrativas que promovam a violência e o conflito. Para o sindicato, a sociedade brasileira deve se distanciar do discurso de ódio e de intolerância que, nos últimos tempos, vem sendo apregoados por políticos negacionistas e retrógrados que, sob o manto do conservadorismo e da defesa dos costumes, na verdade cometem aberrações, como esta que estão propondo na ALMG. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por