No mês de novembro, 642 novas empresas foram abertas em Uberaba (Foto/Arquivo JM)
No mês de novembro, 642 novas empresas foram abertas em Uberaba, conforme levantamento do Mapa das Empresas. No mesmo período, 326 foram extintas, o que resulta em um saldo positivo de 316 empresas abertas.
Do total de empresas abertas em novembro no município, 491 foram Microempreendedor Individual (MEI). Foram fechadas 244, deixando um saldo positivo de 247 empresas abertas. Esse montante representa 78,16% do saldo de empresas abertas em novembro.
Em Uberaba, atualmente, 40.891 empresas estão ativas. Desse total, 21.202 são MEIs. Os MEIs representam 51,85% das empresas ativas no município.
Entre as chamadas microempresas, foi registrada apenas a abertura de uma unidade. Não houve registro de fechamentos desse segmento. São 1.963 microempresas que estão ativas em Uberaba.
Das empresas ativas por atividade econômica, o comércio varejista tem o maior número de unidades, com 1.984, seguido por cabeleireiros, manicure e pedicuro, com 1.632 unidades.
O Mapa das Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.
O Brasil registrou, em 2024, mais de 3,7 milhões de empresas. Desse total, aproximadamente 96% (3,5 milhões) são de pequenos negócios – o que inclui microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte (MPE). É o que apontou levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal. O resultado é bem próximo do volume de novos negócios criados ao longo de todo o ano passado, quando foram abertas 3,93 milhões de empresas (sendo 3,77 milhões de MPE).
O estudo mostra que, em comparação com o mesmo período de 2023, todas as 27 Unidades da Federação apresentaram crescimento na abertura de CNPJs. São Paulo foi o estado que contabilizou o maior avanço, com variação de 13,4%. Em seguida, aparecem Sergipe, com 12,6%, e Santa Catarina, com 11%.