No boletim divulgado no dia 27 de janeiro eram 21 casos confirmados de dengue e nessa segunda-feira foram 52 registros (Foto/Reprodução)
Novo boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde traz 52 casos confirmados de dengue em Uberaba. Os suspeitos, cuja notificação de sintomas foi feita pelas unidades de saúde do município, são 1.222. Até o momento, não há nenhum óbito registrado por dengue na cidade.
No comparativo, o aumento é de 147,62% no número de casos confirmados e 57,67% no número de casos notificados na última semana em Uberaba. No boletim emitido pela SMS no dia 27 de janeiro, eram 21 casos confirmados e 775 suspeitos.
Este ano, em Uberaba, as ações de combate à dengue incluem a atuação de 18 equipes e 151 agentes de endemias. Eles visitam residências nos bairros com maior incidência de infestação conforme apurado pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025.
Além disso, a SMS também usa drones para mapearem focos do Aedes aegypti em imóveis fechados e o fumacê percorre ruas e avenidas de Uberaba em itinerário pré-determinado, também decorrente do resultado do LIRAa.
Vacinas
A vacina contra a dengue está disponível em Uberaba para a faixa etária de 10 a 14 anos. Segundo a coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, ela é realizada em duas doses, sendo que a aplicação a segunda acontece três meses após a primeira.
A coordenadora da Central de Vacinas de Uberaba ainda acrescenta que há unidades com aplicação de imunizantes no período noturno, além das salas de vacina tradicionalmente abertas até 17 horas. A atualização do cartão é um dos documentos exigidos para a matrícula na rede municipal de ensino.
Confira aqui as unidades de saúde de Uberaba.