A partir da proibição do uso de sacolas plásticas em Uberaba, Secretaria de Meio Ambiente firmou acordo com empresa especializada na fabricação e comercialização de sacolas oxibiodegradáveis para evitar falsificações.
Assessor jurídico da Semat, Bernardo Cecílio explica que o convênio não terá ônus para o município, com intenção de evitar fraudes em sacolas oxibiodegradáveis oferecidas pelo comércio e que tenham impressas as logomarcas desta empresa, que é representante exclusiva no país. De acordo com assessor jurídico da Semat, este acordo vai permitir ainda, através de cruzamento de informações do fabricante da sacola com o banco de dados do representante, que a prefeitura verifique a autenticidade destas sacolas em conformidade com a lei em vigor.
Entretanto, "se durante a fiscalização, agentes da prefeitura tiverem dúvidas em relação às sacolas oxibiodegradáveis, elas serão recolhidas e encaminhadas à sede da empresa em Campinas, onde passarão por análise técnica e terão laudo emitido a respeito”, comenta Cecílio.