ARBORIZAÇÃO

Uberaba recebe capacitação do Pró-Mudas para plantio de espécies nativas do Cerrado

Publicado em 08/11/2025 às 12:25
Compartilhar
Uberaba recebeu 20 instrutores e técnicos de campo de cinco estados para o treinamento do plantio de espécies dos biomas Cerrado e Mata Atlântica (Foto/Divulgação)

Uberaba recebeu 20 instrutores e técnicos de campo de cinco estados para o treinamento do plantio de espécies dos biomas Cerrado e Mata Atlântica (Foto/Divulgação)

A região do Triângulo Mineiro foi selecionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para sediar a última capacitação do Projeto Pró-Mudas. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção de mudas de espécies nativas para consumo próprio de produtores rurais em todos os biomas brasileiros. Nesta semana, Uberaba recebeu 20 instrutores e técnicos de campo de cinco estados para o treinamento do plantio de espécies dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

“O objetivo principal deste programa é o produtor conseguir produzir as suas próprias mudas, utilizando o que já tem na propriedade. Estamos utilizando viveiros padronizados de 25m², e o trabalho envolve a coleta e tratamento das sementes para serem levadas até os locais necessários para a multiplicação, sejam saquinhos, tubetes ou sementeiras”, explica o analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Martins.

De acordo com ele, o projeto permitirá que os produtores rurais adquiram autonomia para atender às exigências da legislação ambiental e suprir demandas de recomposição ou conservação em suas propriedades, além de contribuir com a adoção de sistemas produtivos integrados e agroflorestais. “Agora, esses multiplicadores que foram treinados irão levar o programa para os produtores rurais. Os interessados devem procurar o sindicato do seu município”, completou. Participaram da capacitação em Uberaba, instrutores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo.

A engenheira agrônoma Juliana Pamplona, instrutora do Senar do Rio Grande do Norte, viajou para o Triângulo Mineiro com outros dois colegas de profissão para agregar e compartilhar conhecimento. “A ideia é levar o projeto para o nosso estado e lá disseminar as informações na área de desenvolvimento e restauração de áreas florestais, ajudando os produtores rurais e trazendo melhorias e soluções para o agronegócio”, afirmou.

A produtora rural Alessandra Lopes Silva, do Sítio Recanto da Paz, aprovou a iniciativa. “Foi muito bom receber o projeto aqui. Com essas mudas vou restaurar algumas áreas da propriedade e fazer o sombreamento dos piquetes”, explicou. Ao todo, o Senar organizou seis turmas de formação e atualização técnica, para capacitação de 90 profissionais em todo o Brasil. O treinamento também passou pelos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Goiás. Com a conclusão da capacitação, o programa estará disponível no catálogo de treinamentos do Sistema Faemg Senar aos produtores e trabalhadores rurais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por