Ainda é desconhecida a lista dos aprovados na 1ª fase do vestibular de inverno da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). De acordo com a assessoria de comunicação, a lista que deveria ser divulgada na sexta-feira, 25, ainda não foi liberada em virtude de atraso na disponibilização de informações pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que até ontem ainda não havia informado o número de acertos dos candidatos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio. O resultado do Enem é aproveitado pela universidade para a composição da nota final dessa etapa do vestibular.
Entre os 6.492 candidatos que se inscreveram na prova, o clima geral é de apreensão, como descreve o vice-diretor de um cursinho pré-vestibular localizado no bairro Estados Unidos, Renê dos Reis Borges: “Estão todos impacientes, porque, mesmo antes de liberar os resultados, eles já estudam muito para a 2ª fase”, conta.
De acordo com Renê, o estabelecimento tem procurado a UFTM desde sexta-feira para saber a possível data da liberação dos nomes. Um dos funcionários da escola afirmou que um grupo entre os 75 alunos que se preparavam na instituição já contatou a direção na manhã de ontem para pressionar a busca pela lista de aprovados. “A maioria não se preocupou, mas alguns ficaram bastante frustrados”, afirma.
Ainda segundo informações da assessoria de comunicação da UFTM, o Inep ainda não emitiu comunicado explicando os motivos pelo atraso no acesso às notas do Enem. No entanto, até agora não há motivo para preocupação, porque a universidade confirma que não haverá mudança na data da prova de Conhecimento Específicos da 2ª fase da disputa: deve ocorrer no dia 10 de julho, das 8h30 às 13h30, somente em Uberaba.
A nota do Enem 2009, desempenho na parte objetiva, será considerada na primeira fase, se maior ou igual a da prova de Conhecimentos Gerais, num índice de 50%.