NO ESTADO DE GOIÁS

Equipe do IFTM participa de operação do “Projeto Rondon”

O IFTM esteve presente na cidade de Nova Roma, em Goiás, com oito estudantes e dois professores

Tito Teixeira
Publicado em 16/02/2023 às 20:25Atualizado em 16/02/2023 às 20:42
Compartilhar

Equipe de rondonistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participou da operação “Lobo-Guará” de 19 de janeiro a 5 de fevereiro. Eles integram o Projeto Rondon, de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa e existente desde 1968.

O IFTM esteve presente na cidade de Nova Roma, em Goiás, com oito estudantes e dois professores: Ana Luisa Andrade e Eduardo Vasconcelos, do curso de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba; Valdomiro Pinto, do curso de Tecnologia em Alimentos, do IFTM Campus Uberaba, e Gabryel Resende, estudante de Agronomia também do IFTM Campus Uberaba; Eduardo Paolazzi, Ana Angélica Davi e Matheus Martins, do curso de Agronomia do IFTM Campus Uberlândia, e Ana Clara Vasconcelos, do curso de Licenciatura em Computação do IFTM Campus Uberlândia Centro; Thiago Tahan e Luciana Rodrigues, ambos docentes do IFTM Campus Uberlândia.

Ao longo dos dias da operação, foram realizadas diversas atividades, como palestras, oficinas, capacitações e consultorias, em pequenas comunidades rurais. As ações foram voltadas ao desenvolvimento sustentável de comunidades, ao fortalecimento da cidadania do estudante universitário, ao bem-estar social e à qualidade de vida em situações de vulnerabilidade social.

A estudante e rondonista Ana Luísa Andrade de Paula resumiu sua vivência no Projeto Rondon. “Aqui, acima de tudo, conheci outras realidades e fui capaz de contribuir de forma direta com a comunidade. Me sinto honrada e acredito que todos deveriam ter a oportunidade de vivenciar esta experiência”.

A Operação Lobo-Guará beneficiou 12 municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais, além de regiões do Distrito Federal, envolvendo ações de 252 estudantes e docentes de instituições de Ensino Superior. As atividades abrangeram diversas áreas de conhecimento, como Saúde, Educação, Meio ambiente, Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Comunicação, Trabalho, Tecnologia e Produção. De acordo com o secretário-geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, a pasta contribui, tradicionalmente, com políticas públicas que promovem a cidadania e a profissionalização de parcela da sociedade brasileira, com o objetivo de criar oportunidades de melhorias.

Projeto Rondon. Criado em 1968, o Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial, organizada pelo governo federal, em parceria com universidades de todo o país. Além de ser considerado o maior projeto de extensão do Brasil, também é responsável por contribuir com o desenvolvimento dos universitários participantes e das comunidades parceiras. O trabalho incentiva jovens estudantes a atuar em comunidades, empregando soluções sustentáveis em prol da inclusão social, da redução de desigualdades e do fortalecimento da soberania nacional.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por