Sessões gratuitas serão nesta sexta-feira (5), às 9h e às 14h, com produções de cinco países.
(FotoDivulgação)
A Escola Municipal Padre Eddie Bernardes foi selecionada como cineclube e ponto de exibição da 2ª Mostra Mercosul Audiovisual, que apresenta nesta sexta-feira (5) uma programação com 12 curtas-metragens de países do bloco, com temas ligados a territórios e transformações sociais.
A mostra reúne filmes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Colômbia. As sessões ocorrerão em dois horários: às 9h, para o período matutino, e às 14h, para o vespertino.
Entre os destaques estão obras como A menina e o mar, Casa na árvore e Os Macarus, que exploram a curiosidade infantil e a poesia do cotidiano. Já produções como No están solos II, De onde você é? e El intronauta tratam de temas como convivência, empatia e relação entre humanidade e meio ambiente.
A participação da escola conta com apoio do cineasta uberabense Lucas Zacarias, diretor e roteirista do curta Cabeça de Boi, exibido no Festival de Gramado e presente em eventos audiovisuais pelo país.
A diretora da unidade, Clarissa Leite Mendes, afirma que a programação será ampliada com atividades pedagógicas. “Durante a semana, haverá atividade com as turmas da escola para conversar sobre o evento, explicando a estrutura e os objetivos de um curta-metragem, além de valorizar o trabalho de profissionais de Uberaba. Queremos proporcionar aos alunos uma participação mais consciente, sensível e criativa com relação à cultura e ao audiovisual”, disse.
A Mostra Mercosul é promovida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em parceria com a Recam e com apoio da Presidência Pro Tempore do Brasil no Mercosul.