PRAZO ESTENDIDO

Escola Uberaba pode permanecer no mesmo prédio até dezembro; entidades cobram transparência

A princípio, a devolução do prédio era aguardada para julho, mas o pedido feito pelo secretário de Governo para estender até dezembro teve sinalização positiva por parte do presidente da Fecomercio, Nadim Donato

Joanna Prata
Publicado em 02/02/2026 às 10:28
Compartilhar
Apesar dos reiterados pedidos de transparência, Nadim Donato revelou que a prefeita Elisa Araújo (PSD) foi comunicada sobre a devolução do prédio há dois anos e que cabe a ela apresentar a solução, quando estiver totalmente definida (Foto/Reprodução)

Apesar dos reiterados pedidos de transparência, Nadim Donato revelou que a prefeita Elisa Araújo (PSD) foi comunicada sobre a devolução do prédio há dois anos e que cabe a ela apresentar a solução, quando estiver totalmente definida (Foto/Reprodução)

Escola Municipal Uberaba pode não mudar de endereço ainda em 2026. A sinalização é do presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, atendendo a pedido do secretário de Governo, Beethoven Oliveira, durante audiência pública nesta manhã. A princípio, a devolução do prédio aconteceria até o fim do primeiro semestre. No local será estruturado o Colégio SESC, com inauguração prevista para 2028 e abertura de cerca de 720 vagas. Além do anúncio, a audiência pública foi marcada também por pedidos de transparência e, apesar deles, a Prefeitura não revelou o local que está sendo negociado para abrigar os alunos da Escola Uberaba.   

A audiência pública foi marcada por diversos pedidos de transparência. Representando o conselho de pais, Luiz Fernando Costa relatou a angústia das famílias diante da falta de informações. Segundo ele, cerca de 1.200 famílias convivem com a incerteza desde 2023. “Recebemos uma ligação no fim do ano dizendo que o ano letivo começaria no prédio do Sesc e que ficaria até meados de 2026. Quando perguntamos mais detalhes, a resposta foi ‘não sei’. Estamos vivendo essa angústia pela falta de respostas”, afirmou.  

Além dele, a diretora da Escola Uberaba, Ana Sílvia Abbade, também cobrou que a comunidade seja devidamente informada sobre as articulações e próximos passos da administração municipal. Ela manifestou preocupação com o futuro dos servidores e cobrou clareza nas decisões. “A demora em ter uma resposta efetiva e a carência de alternativas geram insegurança. Precisamos de transparência”, cobrou.   

O pedido por transparência foi reforçado por outras lideranças presentes, como a presidente do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), Thaís Villa, e a presidente da Aciu, Lídia Prata. Para o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, a transparência é o caminho para reduzir tensões. “O que despolitiza as discussões é a transparência”, destacou.  

Durante o debate, superintendente regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira, sugeriu a cessão de salas das escolas estaduais Marechal Humberto de Alencar Castello Branco e Quintiliano Jardim, ambas no bairro Estados Unidos. A primeira foi descartada ainda durante a audiência pública, mas a segunda segue para análise.   

Apesar dos reiterados pedidos de transparência, Nadim Donato revelou que a prefeita Elisa Araújo (PSD) foi comunicada sobre a devolução do prédio há dois anos e que cabe a ela apresentar a solução, quando estiver totalmente definida. Ele reforçou que os alunos “não serão retirados na marra” e que a retomada de prédios do SESC já ocorreu em outros municípios mineiros, como Uberlândia e Paracatu.   

Atualmente, segundo o presidente da Fecomércio, cerca de 3 mil alunos estudam gratuitamente em colégios Sesc em Minas Gerais, com foco em inclusão social. A rede oferece grade curricular ampliada, com disciplinas como robótica, além da distribuição de tablets, mochilas, material escolar e uniformes. Em Uberaba, a previsão é de que o Colégio Sesc atenda cerca de 720 alunos e gere aproximadamente 100 empregos diretos.  

Ao final, Nadim Donato deixou uma mensagem às famílias. “A ideia é que elas entendam o nosso projeto e não fiquem apreensivas. Existe um acordo com a Prefeitura de que qualquer movimentação será feita com cautela, calma e segurança”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por