Novo projeto de inclusão será lançado até 15 de abril na rede municipal de ensino. O governo federal está liberando R$ 140 mil para implantação de atividades extraturno em escolas municipais da periferia. A data para início ainda não está acertada.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Marcos Juliano Bordon, serão contempladas as escolas Artur de Melo Teixeira, Gastão Mesquita Filho, José Geraldo Guimarães, Joubert de Carvalho, Maria Lourenciana Palmério, Niza Guaritá, Norma Sueli Borges, Padre Eddie Bernardes, Professora Esther Limírio Brigagão, Geni Chaves, Anísio Teixeira, José Maccioti, Santa Maria e Sebastião Antônio Leal. “Foram escolhidas unidades das regiões de periferia porque a ideia é deixar os alunos mais envolvidos no ambiente escolar, com atividades artísticas, culturais e esportes”, acrescenta.
Previsto para começar já em março, o projeto será em parceria com a comunidade. A equipe irá buscar parcerias com igrejas, empresários, associações e outras entidades do bairro que possam disponibilizar o espaço para o atendimento dos estudantes. Cada escola participante irá contratar um professor comunitário que se encarregará de conquistar estes apoios.
O investimento de R$ 140 mil do governo federal custeará o novo professor e também a capacitação dos demais educadores que atuarão no projeto.