A 17 dias da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as escolas de Uberaba intensificam seus métodos preparatórios para alcançar os melhores resultados nas notas das provas.
De acordo com Terezinha Hueb de Menezes, diretora de uma escola particular de Uberaba, três simulados já foram realizados com os alunos de agosto até agora. “Realizamos, inclusive, um simuladão gratuito, que foi aberto a todos os estudantes do último ano e treineiros. Nesse dia pudemos sentir o impacto que o novo modelo do Enem provocou. Tinha muita gente”, afirmou a diretora.
Segundo o professor Carlos Godoy, diretor do sindicato dos estabelecimentos particulares de ensino, embora cada escola privada da cidade siga uma linha de estudos específica, todas reformularam suas grades para atender ao modelo da nova prova. “O Enem foi dividido em quatro eixos: matemática, humanas, natureza e linguagem, mas buscando interdisciplinaridade e cruzando as informações de história com biologia, por exemplo”, explica.
Nas escolas públicas, a situação não é diferente. Para a diretora educacional da Superintendência de Ensino de Uberaba, Rosângela Borges, as mudanças anunciadas na prova representarão verdadeira revolução na educação média das escolas públicas, pois a mudança na metodologia de aplicação da prova, embora não seja tão grande, aumentará a adesão e interesse dos alunos pelos conteúdos ministrados. “Desde a criação do Prouni (Programa Universidade para Todos) e sua popularização no ano passado, constatamos um grande aumento no número de matrículas. A nota do Enem servia de base para a classificação no Prouni, mas agora que será estendida também às universidades públicas, esperamos um número muito maior a partir do ano que vem”, ressalta.
De acordo com Juliane Rocha de Faria, supervisora pedagógica de um dos poucos colégios públicos da cidade que obtém notas no exame semelhantes às das escolas particulares, esse ano, para preparação específica para o Enem, serão aplicados quatro simulados. “Tivemos simulados em junho, julho, agosto e, o último será aplicado no dia 27 de setembro, já na reta final”, diz. No curso de aprofundamento de estudos, ministrado de 18h às 22h, o colégio formou uma turma de 45 alunos.
Segundo o professor e coordenador de pré-vestibulares, Kleber Gonçalves do Nascimento, os alunos devem aproveitar os últimos dias para comer e dormir bem, pois, os dois dias de prova exigirão preparo físico. “O resto é ir com disposição e se ligar no tempo da prova. Quem gastar menos de três minutos em cada questão e aliar agilidade e raciocínio vai se dar bem”, finaliza.