MAIS SEGURO

Especialista orienta sobre o que fazer em caso de queda em idosos e dicas para evitá-las

Dandara Aveiro
Publicado em 22/12/2024 às 09:25
Compartilhar

De acordo com o especialista, a primeira medida importante para evitar quedas é a escolha do calçado (Foto/Reprodução)

Uma das principais causas de complicações de saúde em idosos as quedas foram de debate em entrevista na Rádio JM 95.5 FM. Em entrevista ao programa Pingo do J, o neurocirurgião Igor Furtado alertou e deu dicas sobre cuidados necessários para prevenir que idosos sofram acidentes deste tipo, caso aconteça, orientou sobre cuidados necessários a serem tomados.  

De acordo com o especialista, a primeira medida importante para evitar quedas é a escolha do calçado. "É fundamental que o idoso use sapatos fechados, pois eles oferecem mais segurança do que sandálias abertas, que podem prender em tapetes ou móveis", afirma. O médico destaca que, caso ocorra uma queda, mesmo sem sintomas graves, é essencial que o idoso seja avaliado por um clínico geral para que, se necessário, seja encaminhado a um neurocirurgião. 

Furtado também ressaltou a importância da observação cuidadosa após uma queda, especialmente quando o idoso bate a cabeça. "Se houver perda de consciência ou sinais como tontura, dores de cabeça, náuseas ou desmaios, é essencial buscar um atendimento médico imediato, pois desmaios, nessas circunstâncias, podem ser fatais", explica.  

Em relação à recuperação após o acidente, o neorucirurgião enfatiza que: “O idoso não deve ficar sozinho, especialmente se houver qualquer sinal de complicação. A vigilância deve ser mantida por, pelo menos, 24 horas”, orienta. 

Esse cuidado preventivo foi posto à prova recentemente com o presidente Lula, que sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro. Após bater a região da nuca, ele precisou levar cinco pontos. O incidente evoluiu para um sangramento intracraniano, que exigiu drenagem e cirurgias para remoção do coágulo. 

Com a abordagem cuidadosa e a atenção constante, tanto no dia a dia quanto em casos de quedas, é possível minimizar os riscos de complicações graves para os idosos e promover uma recuperação mais segura. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por