HORAS AGUARDANDO

Espera longa, frio e fome: usuários reclamam de lotação no "Milton Toubes", em Uberaba

Secretaria de Saúde e Sociedade Educacional Uberabense, gestora do ambulatório Doutor Milton Toubes, esclarece que pacientes chegam muito antes do horário agendado, o que gera tempo de espera e lotação do ambiente

Joanna Prata
Publicado em 12/08/2025 às 19:52Atualizado em 13/08/2025 às 18:51
Compartilhar
Pessoas aguardaram no interior da unidade, devido ao frio intenso (Foto/Divulgação)

Pessoas aguardaram no interior da unidade, devido ao frio intenso (Foto/Divulgação)

Quantidade de pacientes à espera de atendimento gerou reclamação na manhã desta terça-feira (12) no Ambulatório de Especialidades Pediátricas Dr. Milton Toubes Alonso, em Uberaba. Segundo relatos enviados ao Jornal da Manhã, mais de 400 agendamentos teriam sido feitos apenas para o turno da manhã. Com o frio, as pessoas optaram pela espera no interior da unidade, o que teria gerado desconforto aos presentes. O local, segundo os denunciantes, não comportaria todos os pacientes, que incluíam idosos, crianças e cadeirantes. Muitos teriam chegado por volta das 6h e aguardavam há mais de quatro horas, alguns em jejum desde a noite anterior, enfrentando frio e mal-estar. Os agendamentos são regulados, ou seja, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar de a unidade ser mantida pela Sociedade Educacional Uberabense (SEU).

"Na data hoje, a Secretaria de Saúde agendou só na parte da manhã mais de 400 exames de sangue aqui no Laboratório Milton Toubes, de frente ao Hospital da Criança, sendo que o local não comporta todo mundo. Tem pessoas que estão sem comer desde ontem (segunda-feira) às 21h, chegou aqui às 6h da manhã, com espera de mais de 4 horas. Idosos, crianças, cadeirante, todas as idades sem o mínimo de conforto. Com frio e a fome a espera fica mais crítica, principalmente para os mais velhos", reclamou um usuário. 

Diante do relato, a reportagem do Jornal da Manhã acionou a SEU e também a SMS. 

A Saúde informou que o número de agendamentos está dentro da normalidade e compatível com as vagas oferecidas pela Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pela operação do laboratório. Segundo o órgão, os agendamentos são feitos para evitar superlotação e atrasos no atendimento. 

No entanto, a SMS apontou que muitos pacientes chegam ao local com muita antecedência em relação ao horário marcado, o que provoca acúmulo e aumento do tempo de espera. A orientação é para que os pacientes cheguem com no máximo 15 minutos de antecedência para evitar sobrecarga. 

Já a SEU informou que o quadro de colaboradores operou completo e empenhado em reduzir o tempo de espera nesta terça-feira, garantindo atendimento ágil, assertivo e de qualidade. 

A gestão e a manutenção do Laboratório Milton Toubes são realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba e a SEU. O laboratório é o principal ponto de coleta da rede pública em Uberaba, responsável por realizar ampla variedade de exames laboratoriais essenciais para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes do SUS. Entre os exames realizados estão análises clínicas como hemogramas, testes de função renal e hepática, marcadores infecciosos e exames de urina e fezes. Diariamente, o Milton Toubes recebe pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde do município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por