Secretaria de Saúde e Sociedade Educacional Uberabense, gestora do ambulatório Doutor Milton Toubes, esclarece que pacientes chegam muito antes do horário agendado, o que gera tempo de espera e lotação do ambiente
Pessoas aguardaram no interior da unidade, devido ao frio intenso (Foto/Divulgação)
Quantidade de pacientes à espera de atendimento gerou reclamação na manhã desta terça-feira (12) no Ambulatório de Especialidades Pediátricas Dr. Milton Toubes Alonso, em Uberaba. Segundo relatos enviados ao Jornal da Manhã, mais de 400 agendamentos teriam sido feitos apenas para o turno da manhã. Com o frio, as pessoas optaram pela espera no interior da unidade, o que teria gerado desconforto aos presentes. O local, segundo os denunciantes, não comportaria todos os pacientes, que incluíam idosos, crianças e cadeirantes. Muitos teriam chegado por volta das 6h e aguardavam há mais de quatro horas, alguns em jejum desde a noite anterior, enfrentando frio e mal-estar. Os agendamentos são regulados, ou seja, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar de a unidade ser mantida pela Sociedade Educacional Uberabense (SEU).
"Na data hoje, a Secretaria de Saúde agendou só na parte da manhã mais de 400 exames de sangue aqui no Laboratório Milton Toubes, de frente ao Hospital da Criança, sendo que o local não comporta todo mundo. Tem pessoas que estão sem comer desde ontem (segunda-feira) às 21h, chegou aqui às 6h da manhã, com espera de mais de 4 horas. Idosos, crianças, cadeirante, todas as idades sem o mínimo de conforto. Com frio e a fome a espera fica mais crítica, principalmente para os mais velhos", reclamou um usuário.
Diante do relato, a reportagem do Jornal da Manhã acionou a SEU e também a SMS.
A Saúde informou que o número de agendamentos está dentro da normalidade e compatível com as vagas oferecidas pela Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pela operação do laboratório. Segundo o órgão, os agendamentos são feitos para evitar superlotação e atrasos no atendimento.
No entanto, a SMS apontou que muitos pacientes chegam ao local com muita antecedência em relação ao horário marcado, o que provoca acúmulo e aumento do tempo de espera. A orientação é para que os pacientes cheguem com no máximo 15 minutos de antecedência para evitar sobrecarga.
Já a SEU informou que o quadro de colaboradores operou completo e empenhado em reduzir o tempo de espera nesta terça-feira, garantindo atendimento ágil, assertivo e de qualidade.
A gestão e a manutenção do Laboratório Milton Toubes são realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba e a SEU. O laboratório é o principal ponto de coleta da rede pública em Uberaba, responsável por realizar ampla variedade de exames laboratoriais essenciais para o diagnóstico e acompanhamento de pacientes do SUS. Entre os exames realizados estão análises clínicas como hemogramas, testes de função renal e hepática, marcadores infecciosos e exames de urina e fezes. Diariamente, o Milton Toubes recebe pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde do município.