“Estou me sentindo com muita saudade, mas, acima da saudade, tenho certeza de que ele está junto de mim.” Assim, Eurípedes Higino dos Reis referiu-se ao dia de hoje. Considerado por todo o mundo espírita o maior médium da história do Brasil, o pai de Eurípedes, Chico Xavier, completaria hoje 100 anos.
Para amigos, seguidores ou pessoas que sequer conheceram o médium, o dia será marcado por reflexão e peregrinação. “Vamos visitar o túmulo como uma forma de prestar homenagem, mas o que eu acredito mesmo é que ele está aqui, no meio de nós, em todos os lugares e em todas as horas”, fala o médico Antônio Carlos Lins, que veio de Patos de Minas para a celebração da data.
Junto com Antônio, outras sete pessoas estão na cidade para visitar o local em que o corpo de Chico foi enterrado. “Para a gente é como uma bênção ter uma data assim, que lembre o homem e líder que ele foi”, fala a estudante Débora Carolina Pereira, que nunca chegou a conhecer o médium.
Do lado de fora da fora do cemitério São João Batista, a diarista Maria Auxiliadora dos Reis vai ficar durante toda a manhã de hoje distribuindo rosas brancas. Segundo ela, as 250 unidades que encomendou para a data são insuficientes perto da influência do líder espiritual em sua vida. “Nem todas as rosas dariam para agradecer o que o Chico fez por mim e por minha família”, fala Maria, que em 1992 teve um filho morto em acidente de carro. “Ele me deu alegria de novo depois de permitir saber como o meu filho está no outro plano”, afirma.
De acordo com Eurípedes Higino dos Reis, filho adotivo do médium, a expectativa é que dezenas de pessoas vindas de todo o Brasil visitem Uberaba, tida como a capital do Espiritismo no país.
Programação. As celebrações têm início às 9h, quando seguidores e amigos reúnem-se para vigília e oração em frente do túmulo do médium, e seguem às 18h30, quando haverá homenagem a Chico na Casa da Prece, onde psicografava desde 1975.
Na Câmara Municipal, as homenagens acontecem na próxima segunda-feira (5), com a entrega de Diploma Especial a 23 cidadãos que conviveram com o médium e o ajudaram a difundir a doutrina por todo o Brasil. Um dos homenageados, o também médium Carlos Baccelli, atribui características sagradas ao líder. “Ele era quase santo. Muito além de um médium, um verdadeiro mestre”, afirma. Além dele, nomes como Dinorá Cândido, Cátia Maria Faria e o próprio filho, Eurípedes, recebem o diploma.
Ainda na sequência, na quinta-feira (8), acontece a exposição “Pensamento Humanista de Chico Xavier, que vai mostrar trabalhos tridimensionais realizados pela Associação dos Professores de Arte de Uberaba (Apar) baseados em frases e pensamentos do médium. Será no Paço Municipal, a partir de 14h.
E as celebrações não estão restritas aos limites da cidade, pois, por todo o Brasil, grupos espíritas realizarão atividades alusivas ao centenário. De acordo com a paulistana Elizabeth Marcos Corona, o Centro Espírita União, no qual ela trabalha, e tantos outros espalhados pelo país desenvolverão eventos para comemorar o marco. “Não pode passar em branco”, afirma. A maioria dos locais desenvolverá palestras e sessões solenes ao longo de toda a semana que vem.