ORIENTAÇÃO

Estado orienta municípios a avançarem com a vacinação bivalente contra Covid

Em Minas Gerais, o público prioritário das cinco fases da campanha é de aproximadamente seis milhões de pessoas

Tito Teixeira
Publicado em 21/03/2023 às 20:39
Compartilhar
Em Minas Gerais, o público prioritário das cinco fases da campanha é de, aproximadamente, seis milhões de pessoas ((Foto Camila Lima/SVM)

Em Minas Gerais, o público prioritário das cinco fases da campanha é de, aproximadamente, seis milhões de pessoas ((Foto Camila Lima/SVM)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está recomendando que os municípios avancem para as próximas fases da imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente. Em Minas Gerais, o público prioritário das cinco fases da campanha é de, aproximadamente, seis milhões de pessoas.

Com a orientação, os municípios que possuírem os imunizantes podem vacinar as pessoas que pertencem aos grupos prioritários, mas não estão contempladas na fase 1, atual. A medida evita que, diante da abertura de frasco multidose, ocorra o desperdício.

“A vacina bivalente protege contra a cepa original e contra as demais variantes da Covid-19. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais distribuiu até o momento mais de dois milhões de doses de vacinas bivalentes e mais de 220 mil mineiros e mineiras já tomaram essa vacina. Portanto, orientamos aos municípios que avancem para as próximas etapas do público prioritário”, explica o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

A fase 1 da campanha contempla as pessoas com 70 anos ou mais. Também integram a fase 1 indivíduos vivendo em instituições de longa permanência (ILP), trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, pessoas das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, todos com 12 ou mais anos de idade. Esses grupos devem seguir se vacinando.

A partir da nova recomendação da SES-MG, pode se vacinar também o grupo das próximas fases, que são as pessoas de 60 a 69 anos de idade; gestantes e puérperas; trabalhadores da Saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade (a partir de 18 anos); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), e funcionários do sistema de privação de liberdade.

“Os municípios podem avançar às fases subsequentes conforme a disponibilidade de vacina. Não é necessário esperar atingir a cobertura vacinal da fase 1. O objetivo é contemplar as pessoas das demais fases e evitar possíveis desperdícios de doses abertas”, reforça Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual do Programa de Imunizações.

Desde o início da campanha de imunização com vacinas bivalentes, em 27 de fevereiro, a SES-MG já repassou para os municípios mineiros o total de 2.180.094 doses do imunizante. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 15 de março haviam sido aplicadas 220.353 doses da vacina bivalente em Minas Gerais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por