Alunos do ensino fundamental das escolas da rede estadual de Uberaba tiveram melhora significativa no Proeb 2009. O resultado foi comemorado pela direção da Superintendência Regional de Ensino, mas uma queda no desempenho vista entre os estudantes do ensino médio lançaram um alerta também.
De acordo com a superintendente Vânia Célia Ferreira, a oscilação negativa entre os alunos do ensino médio ocorreu nas avaliações de matemática. “Temos que melhorar bastante nesta área e vamos trabalhar forte neste ano para que estes estudantes possam apresentar reação nas provas do ano que vem”, garante.
Também segundo Vânia Célia, o resultado do Proeb indicou que os colégios uberabenses estão no caminho certo. “A maioria dos nossos estudantes saiu do nível baixo e passou para o intermediário. Isso é bom, mas temos que concentrar agora neste segmento para que ele alcance o nível recomendável. Na avaliação de 2009, tivemos apenas um pequeno número de alunos que saltou do intermediário para o recomendável”, lembra.
A diretora pedagógica Maria Stela Timóteo Oliveira também enalteceu a maior participação dos alunos da rede estadual uberabense no Proeb. Cerca de 90% deles participaram. Houve um aumento de mais de 20% de estudantes presentes”, destaca.
A Escola Estadual Presidente João Pinheiro foi um dos principais destaques da cidade na avaliação do ano passado. Seus estudantes do 9° ano tiveram o melhor desempenho na prova de Língua Portuguesa e o segundo melhor em Matemática.
De acordo com Meire Isabel Queiroz Carlos, diretora da instituição de ensino, o resultado foi importante. “O trabalho principal era tirar os alunos do João Pinheiro do nível baixo e passá-los para intermediário e agora conseguimos 98% deles fora do baixo”, revela.