LEVANTAMENTO

Estudo mostra que a maioria das pessoas em situação de rua em Uberaba é da própria cidade

Joanna Prata
Publicado em 20/11/2025 às 16:08Atualizado em 21/11/2025 às 10:53
Compartilhar

Um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) em parceria com a Segurança Pública de Uberaba revelou que a maior parte das pessoas em situação de rua no município é natural da própria cidade. A informação foi reforçada pelo secretário Weber Januário, em entrevista ao programa De Frente com a Notícia, da Rádio JM. Segundo ele, a pesquisa desmonta a percepção de que a presença desse grupo nas ruas seria formada majoritariamente por pessoas vindas de outras regiões. “São de Uberaba, têm família aqui, têm residência aqui”, afirmou. 

Weber explicou que as equipes da Seds e do serviço de acolhimento têm atuado semanalmente em pontos críticos — como o entorno da Marcus Cherem — realizando abordagens, limpezas e encaminhamentos ao albergue municipal. No entanto, mesmo após receberem banho, roupas limpas e orientação, muitos retornam para os mesmos locais poucos dias depois. “A gente faz o trabalho, leva para o acolhimento, mas eles voltam. Porque é local, é onde querem permanecer”, disse o secretário. 

O secretário destacou ainda que a maioria dessas pessoas não aceita retornar ao convívio familiar e, em vários casos, recusa também a possibilidade de tratamento para dependência química. Ele lembrou que a Prefeitura não tem poder legal para determinar internação compulsória. “Nós temos vagas para quem quer se recuperar. Tem em Uberlândia e tem aqui também. Mas é a pessoa querer ir. Não posso obrigar”, explicou. 

Apesar das dificuldades, as equipes continuam realizando ações regulares de apoio, acolhimento e limpeza, sempre articuladas com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. Januário reforçou que o município mantém disponibilidade de vagas para tratamento, mas a baixa adesão das pessoas em situação de rua impede avanços mais significativos. “Convidamos, oferecemos, levamos. Mas muitos querem continuar dormindo nas praças”, relatou. 

Outro ponto abordado pelo secretário foi a situação da segurança na rodoviária de Uberaba. Ele destacou que a responsabilidade pela segurança interna do terminal é da empresa concessionária, embora a Guarda Municipal esteja no local oferecendo suporte. “Não podemos abraçar tudo. A empresa também precisa fazer sua parte e contratar segurança”, afirmou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por