A dificuldade de aprendizado é o principal fator que contribui para a evasão de alunos que matriculam-se em programas como o EJA, oferecido pelo Estado
A dificuldade de aprendizado é o principal fator que contribui para a evasão de alunos que matriculam-se em programas como o Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido pelo Estado. Através dele o ensino fundamental é dividido em duas etapas, cada uma completada em três anos, enquanto o ensino médio pode ser concluído no período de dois anos.Já no município, são atendidos alunos principalmente do 1º ao 5º ano.
Segundo a diretora da Superintendência Regional de Ensino (SRE- Uberaba), Vânia Célia Ferreira, no início teve uma demanda grande, com necessidade de colocar salas em várias escolas, porém, a evasão também acabou sendo significativa, principalmente de jovens que tentavam concluir os últimos anos do ensino fundamental.
Vânia disse que é comum iniciar a sala com 50 alunos e terminar com 15, por exemplo. A superintendente explicou que a falta de preparo e habilidade atrapalham, além da dificuldade de aprendizagem, mesmo com a presença do professor e livros voltados para jovens e adultos. Já no ensino médio, a evasão é menor, pois os alunos já concluíram o ensino fundamental.
A representante da SRE falou que no programa não existe sequência de aulas, assim como acontece no Supletivo, também chamado de Exame de Massa. Ou seja, os alunos realizam provas de cada matéria, à medida que for adquirindo as habilidades do conteúdo, e vão eliminando uma a uma.