A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU) faz chamado aos gestores de cultura de municípios para participarem na quarta-feira (7), às 10h, da live Evento Circula Cultura Viva na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A live vai contar com a presença do diretor de Política Nacional Cultura Viva (PNCV), João Pontes, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), que também fará a palestra.
O evento é promovido pelo Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) em Minas Gerais. Entre os assuntos, serão abordados: Política Nacional Cultura Viva; o que é o Programa Nacional Cultura Viva; a quem o programa se destina; o que são pontos e pontões de cultura; a Política Nacional Cultura Viva na PNAB; como devem ser usados os modelos de editais disponíveis no site do MinC; se os recursos podem ser usados para investimento ou custeio; quais itens podem ser pleiteados, entre outros.
Segundo a coordenadora de Incentivos a Projetos Culturais da FCU, Márcia Otaviano, esse é o momento para conhecer as nuances do programa e retirar todas as dúvidas. "Por isso é importante a participação dos agentes culturais nessa formação, principalmente os que pretendem pleitear os recursos da PNAB, pois serão detalhadas muitas informações para que os projetos que concorrerem aos editais sejam melhor elaborados e alcancem o objetivo, que é a aprovação", ressaltou.
Ela ainda destacou que o encontro será uma primeira conversa para dialogar sobre a política e para aperfeiçoar as ações.
A Política Nacional Cultura Viva está comemorando 20 anos, e tem com o objetivo articular, capacitar e fomentar ações realizadas por entidades, coletivos e agentes culturais em suas comunidades, bem como apoiar, valorizar, reconhecer, dimensionar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios.