Depois de várias polêmicas envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais uma entra para a lista. Dessa vez foi o número de inscritos faltosos, que foi além do registrado nas edições anteriores. Em Uberaba, dados extraoficiais revelam que dos 7,5 mil estudantes inscritos na prova, aproximadamente 35% faltaram ao exame. A informação é do professor de matemática e coordenador de cursinho de pré-vestibular, Cléber Gonçalves do Nascimento.
Segundo ele, um dos motivos seria o fato de a maioria das universidades focadas pelos vestibulandos não utilizar o exame como pontuação para o vestibular. “A UFTM, Fuvest, Unicamp e a UFMG foram exemplos de universidades que não aderiram ao Enem. Isso porque a divulgação da nota pelo Inep não irá ocorrer a tempo dos vestibulares dessas instituições”, afirma.
Cléber ainda falou a respeito das provas, que tiveram textos além da normalidade. “Os alunos perderam muito tempo na leitura desses textos. Além disso, a prova foi bastante cansativa. Na segunda fase, por exemplo, no domingo, eram 45 questões de matemática, 45 de português e mais a redação”, explica.
Professor de química de cursinho pré-vestibular, Fábio Marçal Agostinho também observou o alto grau de dificuldade da prova em relação aos outros anos. “A prova mudou bastante, pois nos outros anos era baseada na matriz de competências e habilidades, exigindo que o aluno resolvesse situações-problemas e dominasse linguagens. Esse ano foi bem mais conteudística. O aluno que não tinha preparação de um curso pré-vestibular teve muitas dificuldades em solucionar as questões.”
Outra polêmica envolvendo o Enem foi o gabarito, que foi liberado no domingo, mas que estava errado. O novo resultado oficial só foi liberado ontem, às 10h.
O Jornal da Manhã entrou em contato com o Inep e, segundo assessoria, os números oficiais de faltantes por município ainda não têm previsão para ser divulgado. No campo nacional, o percentual de candidatos que não compareceram corresponde a 39,5% dos inscritos. O que significa em números absolutos 1,5 milhão dos 4,1 milhões de inscritos.
Em Uberaba, no ano passado, dos 7.252 inscritos, apenas 5.524 compareceram ao exame, o que representa um percentual de 23% de faltosos.