Leitora relatou uma situação preocupante, quando um senhor de bengala tentando atravessar a via precisou da ajuda de pedestres que, arriscando-se, se colocaram à frente dos carros para garantir sua passagem com segurança (Foto/Reprodução)
Moradores dos bairros Morumbi I e II têm enfrentado dificuldades para atravessar a avenida Ramid Mauad, especialmente nos horários de maior fluxo de veículos. A situação preocupa pela segurança dos pedestres, sobretudo idosos e pessoas com mobilidade reduzida, e motivou reclamações ao Jornal da Manhã. A Prefeitura de Uberaba informou que reforçou a sinalização na via e que avalia possíveis intervenções que melhorem a travessia dos pedestres.
Uma leitora relatou uma situação preocupante, quando um senhor de bengala tentando atravessar a via precisou da ajuda de pedestres que, arriscando-se, se colocaram à frente dos carros para garantir sua passagem com segurança. “Não conseguimos, principalmente na hora do fluxo, atravessar a avenida Ramid Mauad”, disse a denunciante, que registrou o momento em vídeo, mostrando o risco enfrentado pelos pedestres, sobretudo os mais vulneráveis.
Em resposta, a Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana, vinculada à Secretaria de Defesa Social (SDS), informou que a equipe técnica está realizando um estudo, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para avaliar possíveis intervenções na via que possam melhorar o trânsito e a travessia de pedestres.
“A análise considera as áreas de servidão existentes nos canteiros centrais, faixas de terra destinadas à passagem de infraestruturas, como linhas de transmissão de energia e dutos, que exigem cuidados específicos no planejamento de ações”, destacou a pasta.
Apesar disso, a Superintendência não detalhou se serão instalados dispositivos adicionais, como semáforos com botão de acionamento ou redutores de velocidade, nem mencionou prazo para a conclusão dos estudos e implementação das medidas.
Vale lembrar que, no final de junho, o JM também recebeu reclamações sobre faixas de pedestres apagadas na avenida Ramid Mauad, o que aumentava os riscos para quem precisa atravessar. Contudo, a sinalização horizontal na via foi reforçada em toda a sua extensão há cerca de um mês.