PROBLEMA

Mesmo com container, lixo se acumula na Praça Santa Terezinha e revolta moradores

Dandara Aveiro
Publicado em 05/08/2025 às 09:28
Compartilhar
Segundo a denunciante, é possível encontrar lixo esparramado com frequência por toda a extensão da praça (Foto/Reprodução)

Segundo a denunciante, é possível encontrar lixo esparramado com frequência por toda a extensão da praça (Foto/Reprodução)

Moradores reclamaram do acúmulo de lixo na Praça Santa Terezinha, no bairro Fabrício, em Uberaba, especialmente próximo de onde há uma lixeira pública. Segundo relatos, sacos de resíduos, aparentemente domésticos, vêm sendo deixados no local e, por ação de animais ou vandalismo, acabam rasgados e espalhados, causando sujeira e desconforto a quem frequenta a área. Ao Jornal da Manhã, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que há um container na praça para o lixo do comércio, mas que o descarte incorreto por moradores persiste. 

Segundo a denunciante, é possível encontrar lixo esparramado com frequência por toda a extensão da praça. “Um lugar tão bonito; muito triste isso. E é possível encontrar lixo no espaço todo. Um container para esses resíduos serem depositados seria o ideal”, sugeriu. O dispositivo, no entanto, já existe, mas parece ser ignorado por alguns frequentadores. 

Após questionamento da reportagem, a Codau informou que o container instalado na Praça Santa Terezinha é utilizado corretamente por moradores e comerciantes. Contudo, parte da população insiste no descarte incorreto. Pelas imagens enviadas à reportagem é possível ver que a atitude é recorrente sobretudo na outra extremidade da praça. Segundo a Codau, uma das ações previstas é a retirada da lixeira pública deste ponto para evitar o acúmulo de sacos e sujeira ao redor do equipamento. 

“A orientação para os moradores de qualquer bairro é que coloquem o lixo na própria calçada, próximo ao horário da coleta. Assim todos colaboram para criar uma rotina correta e ajudam a manter a limpeza da cidade, valorizando os espaços públicos”, ressaltou. Conforme os horários previstos de coleta no bairro Fabrício, a recolha do lixo acontece às terças, quintas e sábados, no período diurno. 

Já a varrição da Praça Santa Terezinha é realizada semanalmente, sempre às quartas-feiras, incluindo a coleta de sacos com massa verde, como folhas e galhos. A Codau destacou que esse cronograma permanece inalterado. A sugestão de instalação de um novo container para depósito de resíduos na área foi levada ao conhecimento da administração, mas, por ora, a medida adotada será a retirada da lixeira do ponto crítico para coibir o descarte irregular.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por