IMPACTO EXPRESSIVO!

Expocigra 2025 superou expectativas, diz presidente

Joanna Prata
Publicado em 23/11/2025 às 14:56
Compartilhar

A feira registrou a participação de 5 a 6 mil visitantes e alcançou R$ 42 milhões em prospecção de negócios apenas na rodada industrial, número 40% superior ao ano anterior (Foto/Divulgação)

A edição 2025 da Expocigra, promovida pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), superou todas as metas previstas e movimentou uma intensa cadeia econômica e cultural em Uberaba. Realizada de 6 a 8 de novembro, no pavilhão multiúso da ABCZ, a feira registrou a participação de 5 a 6 mil visitantes e alcançou R$ 42 milhões em prospecção de negócios apenas na rodada industrial, número 40% superior ao ano anterior, segundo o presidente da entidade, Maurício Pincelli, o “Panela”.   

A feira também teve impacto expressivo na geração de trabalho: mais de 300 pessoas atuaram diariamente na montagem, operação e serviços internos do evento. Apesar da forte ventania na abertura — que chegou a derrubar 30% da estrutura e obrigou à remontagem urgente dos estandes — a Expocigra seguiu sem interrupções, com apoio imediato da ABCZ e das equipes técnicas. “Foi tudo acima do planejado. Todo mundo elogiou, todo mundo vendeu”, destacou Pincelli em entrevista ao Pingo do J na Rádio JM.   

Além das oportunidades industriais, a programação cultural ganhou destaque com apresentações de viola, folia de reis, catira e uma homenagem especial a Gilberto Rezende, referência regional.    

A participação de empresas estreantes também chamou atenção, especialmente de indústrias do eixo do Distrito Industrial, que aproveitaram a visibilidade para se aproximar do mercado local. Expositores relataram vendas acima do esperado e reposição de produtos ainda durante a feira, incluindo o setor de alimentos artesanais, cachaças e queijos saborizados, muito procurados pelo público, segundo Pincelli.   

Mesmo com o sucesso, a organização já confirmou mudanças para 2026: a data da feira será antecipada, provavelmente para agosto ou setembro, para evitar novos episódios de ventos fortes. A comercialização de estandes começa no início do próximo ano, mas a Cigra já articula parcerias para ampliar o acesso às leis de incentivo estadual e federal — hoje, um dos principais desafios, pela necessidade de aproximação com escritórios contábeis e empresas interessadas.   

Para Pincelli, o maior retorno da Expocigra é ver o ambiente industrial mais integrado. “Às vezes o empresário não encontra nem o vizinho de galpão durante o ano. Na feira, ele encontra. É um evento que já se consolidou e mostra muito do que Uberaba produz e muitas vezes o próprio uberabense não conhece”, afirmou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por