A 76ª edição da ExpoZebu 2010 começa na quarta-feira (28), com enfoque na sustentabilidade e na busca pela excelência genética. A maior feira de pecuária zebuína espera movimentar mais de R$ 70 milhões e a presença de 300 mil pessoas.
Os primeiros animais chegaram quinta-feira ao Parque Fernando Costa, oriundos de cidades de até 700km de distância. Eles aproveitam essa semana para se recuperar da viagem. Ao todo serão 3300 animais em exposição.
Os julgamentos das oito raças iniciam no dia 4 de maio. O gado é avaliado de acordo com o sexo e a idade e cada raça elege o Grande Campeão, o melhor animal representante da raça. Esse ano, a feira tem 43 leilões programados, que devem movimentar R$ 60 milhões.
Segundo a assessoria da ABCZ, a sustentabilidade foi abordada mais uma vez para reforçar o foco e conseguir resultados melhores. O principal objetivo é dar parâmetros para que os criadores danifiquem menos o meio ambiente e que o governo adeque as ultrapassadas leis ambientais à realidade.
Para ajudar na conscientização, a associação vai promover palestras sobre a otimização de pastagens, o melhoramento genético e a relação com a sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas por qualquer pessoa, pelo site www.expozebu.com.br.
Mais de 30 países marcam presença na ExpoZebu. Ainda segundo a assessoria, a divulgação é um importante instrumento para fortalecer as raças, mostrar a qualidade da pecuária nacional e abrir novos campos de negócios.
Para o visitante que é leigo, a mostra oferecerá shows regionais, stands comerciais, boate e parque de diversões.