O projeto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) vai atuar no Rio Grande do Sul. Com o nome “Mãos Solidárias: Reabilitando Vidas Após as Enchentes no RS”, a iniciativa de extensão é coordenada pela professora doutora Adriana Clemente Mendonça, do curso de Fisioterapia.
O projeto tem como objetivo central prestar apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e aos voluntários da linha de frente. Especificamente, o projeto visa prestar atendimento contínuo às vítimas, capacitar voluntários sobre as necessidades das pessoas afetadas, desenvolver ações comunitárias conforme as demandas, promover um aprendizado multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar e gerar impacto social positivo.
Conforme a coordenação do projeto, estes esforços asseguram que estudantes e profissionais adquiram as competências necessárias para sua futura atuação e que a comunidade receba o suporte necessário para enfrentar e superar os desafios das enchentes.
A execução presencial desta ação conta com a parceria do movimento social Frente Paliativistas: Cuidados Paliativos pelo Brasil, coordenado pela doutora Manuela Samir Maciel Salman. Este movimento colabora com a Força Nacional do SUS, proporcionando auxílio ao trabalho voluntário na região afetada.
O projeto contará com dois grupos de voluntários. O primeiro grupo iniciou a atuação no dia 18 e o segundo grupo iniciará suas atividades no dia 1º de julho. Esses grupos serão fundamentais para garantirem o atendimento contínuo e eficaz das vítimas das enchentes.