Estação de Captação de Água do Codau no rio Uberaba ficou sem energia por cerca de quatro horas na manhã de ontem. A interrupção foi das 4h30 da madrugada até 8h30, quando a Cemig resolveu o problema. No entanto, a distribuição para os 10 centros de Reservação da cidade foi prejudicada, fazendo com que os níveis ficassem abaixo do ideal durante o dia, com ameaças de intermitência no abastecimento. Sendo que no fim da tarde foi necessário regular em 50% a distribuição de água para garantir a recuperação.
O Codau ainda informou, por meio de nota, que como a paralisação do bombeamento do rio Uberaba foi brusca e prolongada, o retorno aos níveis usuais de armazenamento dos centros ocorre lentamente e deve ser normalizado hoje.
A Cemig, que foi acionada às 6h30, restabeleceu a energia elétrica, mas, de acordo com o gerente de relacionamentos, Hudson Ferreira, não foi constatado o que causou o problema. “Nós não identificamos nada diferente com relação à falta de energia e não encontramos nenhuma anomalia no sistema.” Ele ainda acrescenta que a interrupção foi restrita à Central de Captação.