DESAFIO

Falta de especialistas ainda é gargalo na Saúde, diz secretária

Rafaella Massa
Publicado em 30/07/2024 às 11:42Atualizado em 30/07/2024 às 11:50
Compartilhar

A falta de disponibilidade de profissionais é um dos desafios enfrentados pela saúde, não só em Uberaba, mas ao nível nacional. Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira (30), a secretária de Saúde Valdilene Rocha informou que algumas especialidades são consideradas gargalos, como é o caso da psiquiatria. 

Ao programa JM News 1ª Edição, a titular afirma que o credenciamento de Pessoas Jurídicas deu um alívio bem-vindo a situação, principalmente diante dos processos fracassados de especialidades. No entanto, ainda existem necessidades a serem supridas, como é o caso da psiquiatria.  

“Nós temos muito gargalo. Por exemplo, psiquiatria é um gargalo muito grande em nível de Brasil e mundo, que hoje é a especialidade que ela mais se destaca. Quando a gente vê pós-pandemia, inclusive, quando nós falamos dos nossos colegas de saúde que enfrentaram toda uma pandemia, a gente vê hoje isso, esse reflexo do adoecimento do profissional do pós-pandemia e não só do profissional de saúde, também da população em geral que ficou muito tempo em casa, que perderam muitos entes queridos e isso. Ele está cada dia mais aumentando e chegando a nossa porta”, afirma. 

Valdilene conta que a fila contava com cerca de 6 mil pessoas em espera, que caiu para, em torno de 3100. Outra especialidade citada pela secretária é a neuropediatria, que também já foi alvo de reclamação da chefe do Executivo, Elisa Araújo, devido à escassez de profissionais no mercado.   

“Ela é um gargalo muito grande a nível de Brasil também. Nós não temos especialistas hoje, se vocês acompanharem, uma consulta particular está demorando 56 meses para conseguir uma consulta com neuropediatra que nem muito caro, de R$700, R$800 uma consulta, os convênios também”, relata.

A secretária ressalta que os prestadores de serviço, como o Hospital de Clínica da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), também lidam com os desafios da escassez de mão-de-obra. “Pela lista nacional de concursos públicos, eles têm chamado bastante. E a gente sabe a dificuldade que eles também têm na disponibilidade desses profissionais que passam em concurso, de vir para Uberaba. Como eles fazem o processo de concurso nacional, na hora que convoca muitos não querem vir para cá porque já estão estabelecidos em outras cidades”, finaliza Valdilene.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por