De 2008 a 2010 não houve aumento no número de agricultores beneficiados pelos programas da Empresa de Assistência Técnica
De 2008 a 2010 não houve aumento no número de agricultores beneficiados pelos programas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O gerente regional em Uberaba, Gustavo Laterza de Deus, explica que a situação está controlada, mas para que seja possível ampliar o atendimento será necessário aumentar o quadro de profissionais.
Atendendo 24 municípios, a Emater-MG orienta no total 11 mil produtores rurais e 230 organizações entre cooperativas e associações, que sofrem dificuldades, principalmente financeiras, mas também de assistência técnica de funcionamento do mercado. “Temos políticas como o programa Luz Para Todos, em parceria com a Cemig e Eletrobrás, reunindo há dois anos 3 mil produtores; o Minas Sem Fome; o Certifica Minas Café para capacitação de produtores para certificação, com meta de certificar 45 propriedades este ano. E o Programa Queijo Minas Artesanal que também visa capacitar produtores de queijo para cadastramento junto ao IMA”. São 13 produtores em Araxá e outros 11 sendo treinados.
Entre outros projetos, a Emater-MG orienta os proprietários rurais a aderirem ao programa de crédito rural para pequenos produtores, o Pronaf. “Executamos projetos elaborando a parte técnica e econômica para produtores que vão pleitear o recurso com juros de 1 a 4% ao ano. É o que serve como ferramenta de incentivo aos produtores para a melhoria da agricultura regional”, frisa. Há ainda o Programa de Aquisição de Alimentos. “Colaboramos com as prefeituras, dando atendimento aos produtores, encaminhando-os para que vendam seus produtos para a Conab, que destina esses alimentos para a merenda de escolas da rede pública”, destaca o gerente.
Para Gustavo Laterza tudo isso tem sido feito com um quadro de 80 profissionais, entre técnicos e administrativos, que atendem 24 municípios. “Até o momento estamos com a situação controlada, mas poderíamos ampliar este atendimento. Neste momento, há 20 prefeituras com demanda de aumento de convênio com a Emater e demandas do Incra para atendimento de reforma agrária, mas ainda não foi possível aumentar esse convênio por falta de profissionais”. Em ano eleitoral não será possível abrir concurso, mas o gerente espera a ampliação para os próximos dois anos.