FIAPINHO D'ÁGUA

Falta de pressão prejudica abastecimento nas regiões mais altas de Uberaba

Rafaella Massa
Publicado em 11/10/2024 às 11:31Atualizado em 11/10/2024 às 11:37
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Moradores de Uberaba enfrentam dificuldades com o abastecimento de água nas regiões mais altas do município. Segundo denúncias, em algumas áreas, os moradores chegaram a ficar um dia inteiro sem água, enquanto outros relataram receber apenas um "fiapinho" de água. A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) atribui o problema à falta de pressão nas tubulações, causada pelo baixo volume de água captado nos rios, que estão sofrendo com estresse hídrico. 

Uma moradora do Conjunto Margarida Azevedo relatou ao Jornal da Manhã que a comunidade ficou sem água durante todo o dia entre quarta-feira (9) e quinta-feira (10). De acordo com ela, essa não é a primeira vez que a situação ocorre durante o período de estiagem. “Até agora não tem água na torneira. Ontem foi o dia inteiro, a noite inteira. A gente está se virando. Eu tinha armazenado uma água da máquina e estávamos usando ela. Agora, se acabar a água da caixa, ficamos sem”, relatou. 

Na rua Montes Claros, no bairro Abadia, outro morador disse que apenas um "fiapinho" de água saiu da torneira, mas com pressão tão baixa que não era possível realizar atividades básicas, como tomar banho. “A Codau abriu os reservatórios ao meio-dia (de quarta-feira), agora, 13h40, não tem nada de água para subir para a caixa, muito menos para a torneira. Isso desde segunda-feira à tarde. É roupa na máquina para lavar, sem condição de água até para beber. A gente não quer água para desperdiçar, mas o básico tem que ter”, desabafou. 

Em resposta às reclamações, a Codau informou, em nota, que a intermitência no abastecimento de água está mais intensa neste período de seca. "Após a liberação da distribuição, a água segue o caminho da gravidade. Primeiro vai em direção às casas localizadas nas regiões e ruas mais baixas de cada setor. Somente depois que essas regiões são abastecidas, a água alcança os imóveis localizados nas áreas mais altas e próximas aos reservatórios. Esta é a chamada intermitência no abastecimento, que é solucionada quando as tubulações voltam a ter a pressão adequada", explicou a companhia. 

Problemas com o Atendimento pelo Fale 115 

Além das dificuldades de abastecimento, moradores relataram problemas ao tentar contato com o Fale 115 da Codau. A moradora do Conjunto Margarida Azevedo afirmou que não conseguiu atendimento. O morador do bairro Abadia também mencionou problemas ao utilizar o canal de comunicação. "Ligamos para a Codau e ninguém atende, as linhas estão sempre ocupadas. Não conseguimos falar de jeito nenhum", relatou. 

A Codau esclareceu que o canal funciona 24 horas por dia, mas reconheceu o aumento no volume de chamadas. Para aliviar a sobrecarga, a companhia estendeu, temporariamente, o horário do atendimento online via WhatsApp, que agora funciona das 7h às 20h. "Este horário é temporário e voltará ao normal, das 7h às 17h, assim que as demandas relacionadas à seca diminuírem. O número de WhatsApp é 99908-2290", informou a Codau. 

A empresa também orientou que, tanto pelo WhatsApp quanto pelo 115, os consumidores podem solicitar a abertura de uma Ordem de Serviço para verificar o problema específico do imóvel, caso a baixa pressão não esteja relacionada à intermitência no abastecimento. 

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