SAÚDE

Falta de profissional interrompe biópsias de mama no HC-UFTM

Em nota, a instituição alegou dificuldade para encontrar um profissional para substituir a titular do procedimento, que saiu de férias

Rafaella Massa
Publicado em 01/06/2023 às 22:26Atualizado em 02/06/2023 às 06:02
Compartilhar
HC-UFTM (Foto/HC-UFTM/Divulgação)

HC-UFTM (Foto/HC-UFTM/Divulgação)

Os pacientes que necessitarem realizar exames de biópsia na mama no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) enfrentarão um tempo de espera de pelo menos uma para obter uma marcação, de acordo com uma denúncia recebida pelo Jornal da Manhã. A instituição confirmou a ausência da médica responsável pelo procedimento, sem a presença de um substituto imediato diante a dificuldade de encontrar profissional adequado.

A denúncia veio de um informante que preferiu não se identificar. Ele relatou que a busca pelo exame começou no dia 15 de maio, quando sua mãe descobriu a possibilidade de câncer de mama. No HC, foi solicitado um exame de biópsia orientada por ultrassonografia de mama.

"A médica responsável pelo setor entrou de férias, e não é esse o problema, todo mundo merece ter férias. No entanto, o hospital não designou ninguém para substituí-la. Então, estamos esperando desde o dia 15 e ela só volta daqui a 10 dias ainda. Eu considero isso uma falta de consideração. A administração deste hospital deve estar muito equivocada em não colocar outra pessoa no lugar", afirma o denunciante.

Além disso, a paciente não tem permissão para realizar o exame de forma particular, pois o médico do hospital pode não aceitá-la.

Antes mesmo de entrar em contato com o Jornal da Manhã, o denunciante teria procurado a ouvidoria do Hospital de Clínicas, mas foi informado que o prazo para resposta é até 30 de junho.

A equipe de reportagem do JM entrou em contato com o Hospital de Clínicas em busca de esclarecimentos sobre o caso. Em nota, a instituição confirma que a realização de biópsias de mama será retomada na próxima semana, com o retorno das férias da médica responsável pelo procedimento.

"A interrupção durante os 15 dias de férias da profissional ocorreu devido às dificuldades da instituição em preencher a vaga na especialidade de Radiologia. Mais de 200 candidatos aprovados em um concurso nacional foram convocados, mas nenhum deles demonstrou interesse em assumir a vaga", afirma o hospital.

O HC também esclarece que uma informação passada ao paciente sobre a necessidade de aguardar a abertura da agenda não procede. "São agendadas duas biópsias de mama por semana. O Hospital destaca ainda que lançou um processo seletivo simplificado no final de maio para a contratação temporária de médicos, incluindo uma vaga para Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com início previsto já para junho", pontua a instituição.

Em relação à demora na resposta da ouvidoria, o hospital alega que, por procedimento, o reclamante é informado sobre o prazo previsto na legislação para a resposta. "Portanto, não se pode falar em morosidade, pois trata-se do prazo estabelecido por lei. No entanto, nos últimos anos, o Hospital de Clínicas tem respondido às manifestações da Ouvidoria em prazos consideravelmente mais rápidos do que o exigido pela lei", acrescenta a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por