(Foto/Divulgação)
A primeira quinzena de dezembro deve ser o período de maior volume de vendas antes do Natal. É o que aponta pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), em levantamento divulgado pela instituição. 68,7% dos entrevistados disseram planejar e pesquisar para comprar nesse período.
Dois fatores explicam a opção por comprar na primeira quinzena de dezembro, primeiro porque o trabalhador recebe a primeira parcela do décimo terceiro salário até o dia 30 de novembro e até o quinto dia útil recebe o pagamento.
Mesmo com dinheiro em mãos, a maior parte do público consultado respondeu que pretende comprar parcelado, por meio do cartão de crédito, 35,4%. Outros 26,1% responderam que vão comprar e pagar no débito e 14,9% vão pagar em dinheiro.
Os descontos também são fatores que vão fazer a diferença para as compras de Natal, 29,8% dos consumidores vão pagar a vista se a diferença oferecida nesta modalidade foi atraente. Por outro lado, 60,5% dos consumidores não consideram essa opção viável mesmo com os possíveis descontos.