Cachoeira Sucupira (Foto/Reprodução)
Combinação de período de recesso e férias com altas temperaturas leva muitos uberabenses às cachoeiras da região. Nesse sentido, é preciso redobrar a atenção, sobretudo à incidência de cabeças d'água, que fazem vítimas anualmente. O alerta é de Anderson Passos, coronel veterano do Corpo de Bombeiros, com experiência em resgate e prevenção de acidentes.
Leia também: Bombeiros dão dicas para curtir as cachoeiras de Uberaba e região em segurança - https://jmonline.com.br/cidade/bombeiros-d-o-dicas-para-curtir-as-cachoeiras-de-uberaba-e-regi-o-em-seguranca-1.228291
Passos orienta a ter atenção em locais de maior ocorrência de acidentes e evitar visitações em épocas de chuva. “Isso serve para as praias e para as cachoeiras, porque regiões de cânions, por exemplo, as cabeças d'água são muito severas. Muitas vezes as chuvas acontecem a 30, 40, 50 km de distância. Você olha para o céu e ele está azul, não tem nenhum sinal de chuva. Mas, de repente, em pouquíssimos segundos, a água já alcança um nível assustador e mortal”, explica.
Outro alerta envolve os riscos de quedas, especialmente ao tentar registrar fotos em lugares perigosos. “As cachoeiras são locais escorregadios. Na internet mesmo vemos muitas fotos de pessoas que vão fazer selfies na beira de pedras, levam tombos e se machucam. Então, é preciso prudência”, ressalta o especialista.
Reconhecido por sua trajetória no Corpo de Bombeiros e sua atuação em resgastes e outras situações de emergência, Coronel Passos ressalta que “é importante conhecer o local, respeitar os limites e estar atento às condições climáticas”. Estas são medidas simples, mas que podem salvar vidas.
Pode interessar: 5 cachoeiras perto de Uberaba para um passeio refrescante no verão - https://jmonline.com.br/colunas/checklistmundo/5-cachoeiras-perto-de-uberaba-para-um-passeio-refrescante-no-ver-o-1.63137