Uma série de atividades está prevista na programação, que acontece no Memorial Chico Xavier no início de abril (Foto/Divulgação)
O primeiro Festival da Paz – Chico Xavier de Uberaba será realizado gratuitamente nos dias 2 e 5 de abril de 2025, no Memorial Chico Xavier. Já estão abertas as inscrições para várias atividades propostas na semana em que Uberaba comemora a data de nascimento do médium espírita, 2 de abril.
O festival é uma realização da Associação Geoparque de Uberaba e da Fundação Cultural de Uberaba e conta com o apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), da Associação Municipal Espírita (AME), do Memorial Chico Xavier, da Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados (Aurea), da Casa da Prece e da Comunhão Espírita.
Leia também: Geoparque Uberaba celebra 1 ano de chancela da Unesco com conquistas no setor turístico
A proposta é promover um evento acadêmico, cultural e artístico que celebre a educação para a paz na personificação dos trabalhos de ação humanitária realizadas por Chico Xavier. Uma série de atividades serão desenvolvidas, entre as quais palestras de diversos temas que tratam da relação entre ciência e espiritismo, apresentações musicais, danças, exibições de arte, espetáculos teatrais, gastronomia, feira de livros, visitas guiadas e outros tipos de entretenimento.
A abertura do evento será na data de aniversário de Chico Xavier, dia 2 de abril, às 19h, no Memorial Chico Xavier. Estão previstas a apresentação do projeto do futuro Museu Casa do Chico, roda de conversa com amigos do médium e a apresentação da Orquestra Municipal de Uberaba.
No dia 5 de abril, data de encerramento do Festival, a programação terá início às 8h, com diversas atividades no Memorial Chico Xavier e em sua proximidade. Haverá um passeio turístico a pé, uma sessão de yoga, apresentação do documentário “Chico Xavier – suas pegadas em Uberaba”, apresentações culturais de teatro, música, feira de livro e artesanato, praça de alimentação e um ciclo de palestras no período da tarde. Em algumas das atividades o interessado deverá inscrever-se por motivo de limitação de público.