Festividades incluíram cortejo e missas (Foto/Lílian Veronezi/PMU)
A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) deu início às festividades em comemoração ao 13 de Maio, data da Abolição da Escravatura. As atividades nesta segunda-feira incluíram a concentração e cortejo, pela manhã, e missa na Igreja Santa Terezinha. À noite também foi celebrada missa no Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia.
Diversos grupos de congadas participaram dos festejos que tiveram a presença da prefeita Elisa Araújo, do presidente da FCU, Fabiano Cavalcanti, e do presidente adjunto, Alexandre Ferreira.
No dia 14 de maio, às 19h, as atividades prosseguem na sede da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberaba, situada na Av. Maranhão, 1.460, bairro Mercês. O evento terá abertura musical do cantor Peixinho, seguido de palestra ministrada por Rafael Honorato.
No dia 16 de maio, a partir das 17h, será proferida uma palestra no anfiteatro da Prefeitura enfocando questões étnico-raciais e a relevância do 13 de Maio.
Já no dia 18 de maio, as atividades começarão às 6h, na rua João Quintino Júnior, 243 - Bairro Estados Unidos, com a saída do fitão, às 9h. Às 12h, será celebrada missa na Catedral Metropolitana, localizada na Praça Rui Barbosa.
Ainda no dia 18, a partir das 21h, terá o Baile da Abolição, no Uberaba Tênis Clube, na Praça Dr. Thomaz Ulhôa, 461, bairro Nossa Senhora da Abadia. O evento, que encerras as comemorações em torno do 13 de Maio, é organizado pelos festeiros Aline Alves Teixeira e General Bruno Vieira.