Novas vagas para os cursos de iniciação profissional da Feti (Fundação de Ensino Técnico Intensivo "Dr. Renê Barsam”) devem ser abertas após o Carnaval. A informação é da presidente Sônia Manzan, dada em primeira mão ao programa Pingo do J, da Rádio JM, nesta terça-feira (30).
A quantidade de vagas ainda não foi comunicada, mas deve ser divulgada nas redes sociais da Feti, em fevereiro. O curso de iniciação profissional tem como objetivo de preparar os jovens interessados para atuar em áreas administrativas das empresas parceiras.
Segundo a Fundação, “o curso é elaborado a partir das avaliações que os contratantes fazem dos aprendizes que estão no mercado de trabalho. Ainda, soma-se a eles, um trabalho de gestão emocional e gestão de vida que fortalece valores, vínculos e amplia o conhecimento de si mesmo”.
Sônia Manzan conta que atualmente a Feti conta com 544 alunos do programa ‘Menor Aprendiz’ inseridos no mercado de trabalho. “Estamos com 180 empresas ativas, ao todo temos mais de 200 [empresas]. Esses alunos têm a carteira assinada, estão trabalhando e a gente está muito feliz, porque pela falta de mão de obra, esses meninos têm sido a bola da vez”, afirma.
Além de mais de 500 alunos nas empresas do setor privado, a Fundação conta também com 97 estagiários no serviço público, que inclui a Prefeitura de Uberaba, as autarquias e também as fundações. “Os estágios são dois anos, desde que nesses dois anos ele esteja dentro de um regramento no ensino fundamental ou ensino médio. Então, às vezes nós temos estagiários que ficam um ano só porque só tem o terceiro ano do ensino médio para cursar”, explica.
Conforme dado compartilhado pela presidente da Fundação, 70% da mão de obra aprendiz de Uberaba vem da Feti. “E nós temos empresas que contratam o jovem como aprendiz e dali três meses já contrata em carteira e já abre a possibilidade para outro jovem”, finaliza.