A mudança poderá ocorrer antes da conclusão do Plano de Mobilidade Urbana, previsto para ser entregue à Câmara Municipal em agosto. (Foto/Divulgação/Google Street View)
As conversões à esquerda na avenida Tonico dos Santos, uma das principais vias de entrada de Uberaba, estão com os dias contados. Em entrevista à Rádio JM, o secretário de Defesa Social do município, coronel Antônio de Souza Filho, reafirmou o compromisso de acabar com esse tipo de manobra na via, considerada prejudicial à segurança e à fluidez do trânsito e alvo de constantes críticas de motoristas que a utilizam para acessar os bairros na Filomena Cartafina. Segundo ele, a mudança poderá ocorrer antes mesmo da conclusão do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), previsto para ser entregue à Câmara Municipal em agosto.
O secretário explicou que o cruzamento entre as avenidas Tonico dos Santos e Cristo Rei deve ser um dos primeiros a passar por alterações. A proposta é eliminar a conversão à esquerda e implantar a sinalização de “laço”, em que o motorista contorna a quadra para seguir no sentido desejado. “A conversão à esquerda é condenável em trânsito. E quando se fala em eliminar sentidos de deslocamento, há um certo transtorno para os motoristas. Mas, pensando na segurança viária, o laço é uma medida extremamente importante”, destaca.
Além disso, novos semáforos devem ser instalados em pontos estratégicos da avenida. O sinal de três tempos no cruzamento com a Cristo Rei será substituído por um de dois tempos, o que deve favorecer a fluidez. “Seguindo a diretriz da prefeita, vamos discutir os planejamentos com a sociedade e comerciantes locais. Mas, para minimizar o problema, pretendemos instalar um semáforo de dois tempos na avenida”, informou o secretário.
As mudanças na Tonico dos Santos já estavam em pauta desde setembro do ano passado, Conversões à esquerda serão proibidas na avenida Tonico dos Santos quando a Superintendência de Trânsito anunciou um estudo técnico para reorganização da via, incluindo o fim das conversões à esquerda. De lá para cá, o projeto passou por revisões e ganhou prioridade diante do avanço dos loteamentos e do aumento expressivo no tráfego da região.
Apesar do foco ser a Tonico dos Santos, o coronel Antônio também mencionou outras áreas críticas no radar da Defesa Social, como a avenida João XXIII e o entroncamento das avenidas Guilherme Ferreira com a Deputado José Marcus Cherém. Tais pontos, segundo ele, concentram gargalos semelhantes e devem receber soluções com base no novo Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba.