Para quem já estava acostumando-se ao sol forte e às altas temperaturas registradas nos últimos dias, a previsão do tempo não indica boas notícias. O fenômeno denominado Alta da Bolívia começou a se movimentar e, segundo a climatologista Wanda Prata, “joga umidade sobre todo o Triângulo Mineiro, aumentando para 75% a possibilidade de pancadas de chuva nesse fim de semana”.
Informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) apontam que, a partir de segunda-feira (15), a entrada de um cavado (linha de umidade) na região intensifica as precipitações. A expectativa é a de que o calor só volte a predominar a partir da próxima quarta-feira (17). “E com sol, baixa umidade e poucas nuvens. As máximas podem ficar em até 36ºC a partir de então”, explica Wanda.
Apesar do calor excessivo que costuma fazer ao longo de todo dia, especialmente no período da tarde, há quem considere a temporada quente como a melhor do ano. “Estou muito satisfeita com o sol. Espero minha filha sair do colégio e vamos as duas para o clube: fazemos caminhada e depois pulamos na piscina”, conta a empresária Maria Cristina Carleto. “São coisas que normalmente não fazemos na época de frio, principalmente durante a semana”, emenda.
Nos clubes, a movimentação tem ficado perto dos 30%. De acordo com Lucas Antunes, diretor administrativo do clube Sesi, nos fins de semana, o local tem recebido cerca de 1,6 mil pessoas, número que, em outras estações, cai pela metade. “Hoje, por exemplo, tem mais de 20 frequentadores aqui. Se fosse em outro período, teriam cinco, porque o pessoal que faz sauna não falta nunca”, fala, descontraído.