Toda ação que envolve a troca ou manutenção de cabos é de responsabilidade da empresa responsável pela fiação (Foto/Divulgação)
Fios e cabos utilizados nos serviços de telefonia que estavam caídos na avenida Tonico dos Santos foram trocados. Apesar do trabalho ter sido realizado por empresa especializada nesse tipo de intervenção e responsável pela fiação, a Cemig manifestou que era necessária a utilização de materiais e que fossem seguidos procedimentos previstos em norma vigente.
Toda ação que envolve a troca ou manutenção de cabos é de responsabilidade da empresa especializada nesse tipo de serviço. No caso da avenida Tonico dos Santos, por se tratar de cabos de telefonia e internet da Algar Telecom, a mesma efetuou a ação. Contudo, devido aos postes pertencerem à Cemig, esta é a responsável por vistoriar e exigir a devida manutenção quando constatada alguma irregularidade.
Leia também: Prefeitura organiza ação conjunta para retirada de cabos inutilizados nos postes de Uberaba
Em nota ao Jornal da Manhã, a Cemig informou que: “vem notificando as empresas de telecomunicações em toda a sua área de concessão, inclusive em Uberaba, para que essas empresas adequem e regularizem as situações de cabos lançados em desconformidade com as normas técnicas vigentes. Segundo a regulação do setor, a obrigação de manter e organizar a fiação nos postes é das empresas de telecomunicações proprietárias do ativo, inclusive quanto aos custos, conforme Resolução Normativa Aneel nº 1.044/2022”.