Três caminhões foram utilizados no serviço de cata-treco (Foto/Lílian Veronezi/PMU)
A força-tarefa contra a dengue, no sábado (9), promovida em parceria pela Prefeitura de Uberaba e Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), com a Secretaria de Estado de Saúde, recolheu 5,47 toneladas de móveis, eletrodomésticos inservíveis e galhos secos de árvores, por meio do serviço de Cata-Treco da Codau.
O mutirão mobilizou mais de 160 agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fizeram visitas domiciliares e distribuíram cerca de 1.400 panfletos orientativos. Caminhão do mutirão de combate à dengue recolheu 1.200kg de materiais inservíveis, que serviam para acúmulo de água, criatório para o Aedes aegypti.
Ao longo da última semana, as equipes da Codau recolheram 660 toneladas de resíduos nos bairros Gameleiras, Valim de Melo 1, 2 e 3, Jardim Itália e Jardim Aroeiras.
Participaram da ação, no sábado, nove trabalhadores da equipe de limpeza da Codau; durante a semana foram 15 pessoas. Quanto aos equipamentos, foram utilizados três caminhões e uma pá-carregadeira do serviço de limpeza pesada e dois caminhões Cata-Treco. “O resultado desta ação foi positivo. O envolvimento da comunidade foi ótimo, encontramos vários materiais deixados na calçada para o descarte, inclusive, o Cata-treco continua na região durante a semana. O importante é retirar todos esses resíduos e evitar a proliferação da dengue”, afirmou o presidente da Codau, Rui Ramos.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, destacou a importância de todos nessa mobilização. "Estamos trabalhando os bairros com maior índice indicativo para a proliferação do Aedes aegypti e contamos com a participação de todos, tanto do poder público quanto da população nesse enfrentamento", enfatizou.
A ação integrada também contou com participação das secretarias de Defesa Social, Serviços Urbanos e Obras e Governo, Chefia de Gabinete e Tiro de Guerra.
As ações de combate à dengue continuam no município, diariamente, com visitas domiciliares. Imóveis com possíveis focos do mosquito podem ser denunciados no Disque-Dengue pelo (34) 3317-4660.