O ano de 2025 inicia sob a influência de uma frente fria que promete trazer alterações significativas em algumas áreas do sudeste do país. Mas a climatologista Wanda Prata garante que o tempo em Uberaba não sofrerá grandes mudanças.
De acordo com a previsão meteorológica, o clima em São Paulo esfria neste primeiro final de semana do ano. Mas, contrariando o habitual, este frio não será sentido em Uberaba. “Essa massa de ar não chega para nós; no máximo refresca um pouco”, afirma Wanda Prata.
Para a climatologista, o que ocorre em Uberaba é uma grande quantidade de chuvas isoladas nos próximos dias. “A Alta da Bolívia e um vórtice ciclônico de altos níveis estão atuando como condutores dos jatos de baixos níveis em direção ao Triângulo Mineiro. Esses ventos intensos, somados à presença de ciclones no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, aumentam a umidade e a instabilidade em nossa região”, diz.
Esse cenário mantém o Sudeste e parte do Centro-Oeste sob alerta para janeiro, que promete ser um mês de chuvas constantes. Além do volume elevado de precipitação, há risco de eventos de granizo, que podem causar danos significativos, especialmente em áreas urbanas. “Janeiro será muito chuvoso. Chuvas estas que podem trazer, inclusive, muita quantidade de gelo, causando alguns desastres”, finaliza Wanda Prata.