Enquanto o Rei Momo e a Rainha do Carnaval 2010 recebiam as chaves da cidade, Fundação Cultural acertava preparativos finais para os quatro dias de folia. Esquema de transporte coletivo foi definido ontem em reunião com dirigentes da Líder e da Viação Piracicabana.
O presidente Rodrigo Mateus de Oliveira informa que, de domingo (14) até terça-feira (16), as empresas colocarão carros extras nas principais linhas de ônibus. O reforço no transporte coletivo começará às 17h30, levando os carnavalescos até o terminal do Uberabão. Deste ponto, os passageiros terão ônibus continuamente até a meia-noite fazendo o percurso até o CentroPark. “Quem tiver o cartão de bilhetagem poderá utilizar o sistema integração e pagar apenas uma passagem”, ressalta.
Para voltar para casa, também haverá linhas especiais saindo do CentroPark direto para os bairros. Os ônibus de retorno estarão disponíveis de meia-noite até as 4h da manhã.
De acordo com Rodrigo, o esquema de segurança está definido e o acesso ao sambódromo será feito por uma única portaria. As pessoas passarão por revista e não será permitida a entrada com garrafas ou outros objetos que possam ser utilizados como arma. Além do efetivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar, 80 seguranças foram contratados. Também haverá reforço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), observando a movimentação da BR-050 até o CentroPark.
Em clima de pré-festa, será realizado sábado a Noite dos Carnavais Antigos, a partir de 20h, no Mercado Municipal. As atrações musicais são a Banda Jardineira e Flor do Sereno.
No domingo à tarde, a folia começa no CentroPark com shows das bandas Força Máxima e Axé Bahia. A programação continua até o dia 16 de fevereiro, com shows confirmados dos grupos Inimigos do Patrão, Falamansa e Bamdamel, além do desfile das escolas de samba. A expectativa é ter 80 pessoas no sambódromo durante os dias de carnaval.